VÍDEO
Lula é chamado de “racista” após fala sobre jovem negra em SP
“Uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor”, disse o presidente, durante evento em SP
Por Da Redação
Uma fala do presidente Lula (PT) a uma jovem negra vem gerando reações nas redes sociais. Isso porque, durante evento em São Bernardo do Campo–SP, o chefe de Estado, ao apresentar a jovem, afirmou que “uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor”.
“Essa menina bonita que está aqui, eu estava perguntando o que faz essa moça sentada, que não ouvi ninguém falar o nome dela”, disse Lula. Em seguida, o presidente começou a listar possibilidades para a presença da jovem no local.
E continuou: “eu falei: ela é cantora, ela vai cantar. Aí perguntei, [me responderam] não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa. Uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor. Também não é. Então eu falei nossa, é namorada de alguém. Também não é.”
A declaração do presidente, dada na última sexta-feira, 2, vem sendo classificada como ‘racista’ nas redes sociais. Uma das críticas sobre a fala foi feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que definiu o caso como racismo, mau-caratismo e desrespeito.
“Lula não tem nada de inocente. Ao invés de prestigiar a jovem pelo prêmio, ele a limitou a uma visão preconceituosa e medíocre”, escreveu no X, antigo Twitter.
Um dos integrantes do movimento negro também corroborou com as críticas e afirmou que a declaração é ‘racista’. “Isso aqui tem nome: racismo. Constrangimento. Fetichismo”, escreveu Jackson Augusto, da Coordenação Nacional do Movimento Negro Evangélico e do grupo PerifaConnection.
Até o momento, nem o mandatário e nem a sua equipe se posicionou sobre o assunto.
Veja vídeo:
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes