Lula ironiza pedido de Bolsonaro por anistia: "se acovardou" | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula ironiza pedido de Bolsonaro por anistia: "se acovardou"

Bolsonaro propôs anistia do Governo aos golpistas presos pelo 8 de janeiro

Publicado quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 10:05 h | Autor: Da Redação
Lula em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar
Lula em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou nesta quarta-feira, 28, o pedido de anistia a pessoas condenadas de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, como proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula descartou a possibilidade do governo federal tome a iniciativa que tenha como objetivo beneficiar os golpistas.

“Está pedindo anistia? Você quer apagar a bobagem que fez? A bobagem é que ele [Bolsonaro] se acovardou, pensou o golpe, não teve coragem”, disse Lula ao jornalista Kennedy Alencar no programa É Notícia, da RedeTV!.

Lula ainda ressaltou que, pelas “barbaridades que fez”, Bolsonaro deverá se submeter ao processo jurídico a que todo cidadão tem direito em uma democracia, inclusive a “presunção de inocência” que, ele repetiu, não teve durante o processo da Lava Jato.

Na última semana, Bolsonaro pediu que o governo Lula fizesse uma proposta ao Congresso para anistiar os condenados pela participação nos atos. “No fechamento [do ato de domingo], fui para cima do apaziguamento, com anistia, e isso precisa vir do lado de lá. Eu sei que o Parlamento é o ente que decide essa questão, mas, partindo do Executivo, seria muito bem-vindo”, disse.

Publicações relacionadas