“DEFESA DA DEMOCRACIA”
Lula pede mobilização na defesa de Assange contra extradição
Fundador do WikiLeaks pode ser extraditado para os EUA e ser condenado a 175 anos de prisão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou preocupação neste sábado, 10, em relação à possível extradição de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, para os Estados Unidos.
“Vejo com preocupação a possibilidade iminente de extradição do jornalista Julian Assange. Assange fez um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra outro. Sua prisão vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa. É importante que todos nos mobilizemos em sua defesa”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro em seu perfil no Twitter.
Vejo com preocupação a possibilidade iminente de extradição do jornalista Julian Assange. Assange fez um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra outro. Sua prisão vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa. É importante que todos…
— Lula (@LulaOficial) June 10, 2023
Atualmente, Assange encontra-se detido na prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres. O cidadão australiano enfrenta acusações de espionagem devido à divulgação de informações confidenciais dos EUA.
Na terça-feira, 6, a Suprema Corte do Reino Unido rejeitou o último recurso apresentado por Assange. Se for condenado, ele poderá enfrentar uma pena de até 175 anos de prisão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro