Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA MUNDIAL

Lula prevê prazo de contraproposta do Mercosul a UE em pauta ambiental

Em março, a UE apresentou aos países do Mercosul uma minuta com sua visão do que o capítulo ambiental

AFP e Redação

Por AFP e Redação

19/07/2023 - 8:52 h
Lula na Itália
Lula na Itália -

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, previu nesta quarta-feira, 19, um prazo de duas a três semanas para que os países do Mercosul apresentem à União Europeia (UE) uma contraproposta sobre o capítulo ambiental para um acordo entre os blocos.

"A resposta brasileira está sendo discutida entre os quatro países (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e em duas ou três semanas entregaremos a proposta à União Europeia", disse Lula em uma entrevista coletiva em Bruxelas.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Estou otimista de que concluiremos este acordo ainda este ano. E digo ainda este ano porque seria muito bom se pudéssemos concluir o acordo com a Espanha na presidência da UE e minha presidência 'pro tempore' à frente do Mercosul", acrescentou.

Em março, a UE apresentou aos países do Mercosul uma minuta com sua visão do que o capítulo ambiental adicional deveria incluir no acordo comercial negociado entre os dois blocos, um texto que o Brasil criticou de maneira veemente.

"A Europa fez uma carta agressiva para o Mercosul, que ameaçava com sanções caso não cumpríssemos determinados requisitos ambientais", disse.

Por este motivo, quando a presidente da Comissão Europeia (o Executivo da UE), Ursula von der Leyen, visitou o Brasil, Lula afirmou que "sócios estratégicos não discutem com ameaças, e sim com propostas".

UE e Mercosul anunciaram em 2019, após duas décadas de negociações, um princípio de acordo, mas rapidamente o processo ficou estagnado porque os europeus exigem um capítulo adicional ao acordo sobre questões ambientais.

"Não aceitamos a carta adicional da UE. É impossível imaginar que entre parceiros históricos, como nós, alguém faça uma carta com ameaças. Preparamos nossa resposta e acreditamos que a UE concordará com ela", afirmou.

Lula disse ainda que é como se a carta apresentada pela UE tivesse sido elaborada "por alguém pensando que se nos pressionassem nós cederíamos".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ambiental Lula Mercosul UE

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula na Itália
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Lula na Itália
Play

"Mãos para trás", ordena Michelle Bolsonaro após 'apalpada'; assista

Lula na Itália
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Lula na Itália
Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

x