ELEIÇÕES
Lula promete acabar com garimpo em áreas indígenas se for eleito
Pré-candidato petista deu declaração um dia após Câmara aprovar urgência para votar PL 191/20
Pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai acabar com o garimpo em terras indígenas caso seja eleito. A promessa foi feita em entrevista na manhã desta quinta-feira, 10, na rádio Itatiaia, de Minas Gerais, e depois publicada em sua conta pessoal no Twitter.
Se eu for presidente da República não terá garimpo em terras indígenas. Os índios não são intrusos, eles estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Eles tem direito a vida digna e cuidarmos da Amazônia é mais importante que garimparem um pouco de ouro.
— Lula (@LulaOficial) March 10, 2022
O posicionamento do petista aconteceu um dia após a Câmara aprovar a urgência para votar o Projeto de Lei (PL) 191/20, que trata sobre mineração em terras indígenas. A proposta será analisada por um grupo de trabalho e só será incluída na pauta em abril, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
As eleições estão programadas para 2 de outubro. Até o momento, Lula lidera as pesquisas para o pleito presidencial, enquanto seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL), tem um posicionamento oposto com relação à retirada de minerais em terras indígenas.
O atual presidente da República alegou que a aprovação do PL 191/20 amenizaria a escassez de fertilizantes, por conta da Guerra na Ucrânia. O Brasil importa boa parte dos fertilizantes do leste europeu e a expansão da mineração, segundo Bolsonaro, faria o país correr menos riscos de ter escassez de potássio, mineral presente em fertilizantes na produção agrícola.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro