Lula promete acabar com garimpo em áreas indígenas se for eleito | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula promete acabar com garimpo em áreas indígenas se for eleito

Pré-candidato petista deu declaração um dia após Câmara aprovar urgência para votar PL 191/20

Publicado quinta-feira, 10 de março de 2022 às 11:05 h | Autor: Da Redação
Promessa foi feita em entrevista na manhã desta quinta-feira, 10, na rádio Itatiaia, de Minas Gerais, e depois publicada em sua conta pessoal no Twitter
Promessa foi feita em entrevista na manhã desta quinta-feira, 10, na rádio Itatiaia, de Minas Gerais, e depois publicada em sua conta pessoal no Twitter -

Pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai acabar com o garimpo em terras indígenas caso seja eleito. A promessa foi feita em entrevista na manhã desta quinta-feira, 10, na rádio Itatiaia, de Minas Gerais, e depois publicada em sua conta pessoal no Twitter.

O posicionamento do petista aconteceu um dia após a Câmara aprovar a urgência para votar o Projeto de Lei (PL) 191/20, que trata sobre mineração em terras indígenas. A proposta será analisada por um grupo de trabalho e só será incluída na pauta em abril, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

As eleições estão programadas para 2 de outubro. Até o momento, Lula lidera as pesquisas para o pleito presidencial, enquanto seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL), tem um posicionamento oposto com relação à retirada de minerais em terras indígenas. 

O atual presidente da República alegou que a aprovação do PL 191/20 amenizaria a escassez de fertilizantes, por conta da Guerra na Ucrânia. O Brasil importa boa parte dos fertilizantes do leste europeu e a expansão da mineração, segundo Bolsonaro, faria o país correr menos riscos de ter escassez de potássio, mineral presente em fertilizantes na produção agrícola.

Publicações relacionadas