Lula promete alfabetizar crianças: 'Estado falhou miseravelmente' | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula promete alfabetizar crianças: 'Estado falhou miseravelmente'

Governo lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com investimento de R$ 2 bilhões

Publicado segunda-feira, 12 de junho de 2023 às 12:40 h | Autor: Da Redação
Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana
Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana -

O presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 12, que o 'Estado falhou miseravelmente' com a educação de crianças do país nos últimos anos, em meio a pandemia de Covid-19. A declaração aconteceu no lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que terá investimento de R$ 2 bilhões em quatro anos. 

"Lamentavelmente, tivemos um período muito obscuro no país, em que os entes federados não conversavam entre si. Por isso, na pandemia, nossas crianças tiveram um prejuízo enorme na questão educacional", disse Lula.

O Estado falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação. Preferiu o negacionismo e o discurso de ódio", acrescentou.

O presidente ainda assumiu o compromisso de alfabetizar 100% das crianças do 2ª ano. A nova política lançada nesta segunda busca ainda minimizar o impacto da pandemia no ensino das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.

Alfabetização diminui

O total de 56,4% das crianças brasileiras não estavam alfabetizadas em 2021, segundo dados de levantamento recente do Ministério da Educação. No entanto, o resultado ainda representa um aumento em relação a 2019, quando 39,7% não eram alfabetizadas. 

A pesquisa ainda aponta uma queda na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de seis crianças em cada dez eram consideradas alfabetizadas.

"Nosso compromisso é claro: nenhuma criança brasileira ficará para trás. Estados, municípios, especialistas, gestores e professores mostrarão que juntos somos capazes de ajudar nossas crianças a superar os males que a pandemia e o descaso causaram a elas", falou Lula. 

Eixos do Compromisso

De acordo com o governo do estado, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada lançado nesta segunda prevê cinco eixos. São eles: 

- Gestão e Governança: oferecimento de bolsas para a implementação local das iniciativas e garantia de que 100% das redes elaborem e publiquem sua política territorial em até 90 dias após a adesão.

- Formação: garantia de que 100% das redes de ensino implementem sua Política de Formação de Gestores Escolares e sua Política de Formação de Professores Alfabetizadores.

- Infraestrutura Física e Pedagógica: garantia de que 100% das redes de ensino disponham de material didático complementar para a alfabetização, material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil e espaços de incentivo a práticas da leitura apropriados à faixa etária e ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos educandos.

- Reconhecimento de Boas Práticas: identificar, reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização.

- Sistema de Avaliação: promover a articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica, para a tomada de decisões de gestão no âmbito da rede de ensino, da escola e do processo de ensino e disponibilização de instrumentos diversificados de avaliação da aprendizagem dos educandos.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS