NOVOS CAMINHOS
Lula quer que sua segurança passe a ser feita pelo GSI
Atualmente, a segurança direta do presidente é feita pela PF
Por Da Redação
Após empossar o general Marcos Antônio Amaro dos Santos como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o presidente Lula recebeu uma sugestão para centralizar sua própria segurança sob esse órgão, uma vez que atualmente a segurança imediata do presidente é realizada pela Polícia Federal, subordinada ao gabinete presidencial, enquanto o GSI é responsável pela segurança em média e longa distância. A informação é do colunista Valdo Cruz, do G1.
Por outro lado, o presidente planeja reunir os distintos serviços de inteligência do governo sob a Casa Civil, inclusive aqueles presentes nas Forças Armadas e na Polícia Federal, além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que desempenham atividades similares.
Na pasta, comandada pelo ministro Rui Costa, o governo vai ainda estudar uma forma de criar uma coordenação para unificar todos os serviços de inteligência.
De acordo com o ex-ministro-interino do GSI, Ricardo Cappelli, após os atos golpistas de 8 de janeiro, os serviços de inteligência estão fragmentados, o que os torna pouco eficazes. Não há um responsável oficial designado e, por conta disso, há uma falta de clareza sobre quem deve de fato coordenar essas áreas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes