"EVENTUAIS DOLO"
Ministro pede que PF e Abin investiguem motivos do apagão desta terça
Pane de energia registrada nesta manhã afetou 27 estados e Distrito Federal
Por Da Redação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira, 15, que recorrerá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para determinar que a Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investiguem a causa do 'apagão' que afetou 27 estados e o Distrito Federal nesta manhã.
“Estamos oficiando o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a PF apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar onde ocorreu [a falha]. [Vamos] encaminhar para que PF e Abin apurem eventuais dolos”, disse Silveira.
De acordo com Silveira, um dos motivos que gerou a pane elétrica deve-se a um “evento” no Ceará. Contudo, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste teve os impactos da queda de energia minimizado devido ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nas redes sociais, o titular da pasta afirmou que as regiões teve o abastecimento retomado 45 minutos após o incidente.
“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS), minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões”, disse o ministro.
"Vale destacar que as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste foram restituídas cerca de 45 minutos após o incidente, pela manhã.", escreveu nas redes sociais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes