JEJUM DE REDES
Moraes pede bloqueio de perfis de Monark no Rumble e Discord
Ministro do STF pediu a suspensão de outras plataformas do influenciador que já foram bloqueadas anteriormente
Por Da Redaçao
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma ordem para o bloqueio das redes sociais de Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. Em caso de descumprimento, foram estabelecidas multas diárias de R$ 10 mil contra o influenciador e de R$ 100 mil contra as plataformas.
O ministro levou em consideração que as redes sociais de Monark já haviam sido bloqueadas em plataformas como Instagram, Telegram, TikTok e Twitter. No entanto, o streamer desrespeitou essas decisões ao criar novos canais e continuar a promover discursos de ódio, violando assim a legislação brasileira.
Monark criou um novo canal na plataforma Rumble, o qual já possui uma base de seguidores de 287 mil pessoas, e retomou seus ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como a disseminação de notícias fraudulentas.
Moraes considerou, então, “urgente a interrupção de eventual propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática mediante bloqueio de contas em redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito”.
Na determinação desta quarta-feira, 14, no âmbito do Inquérito nº 4.923, o ministro oficiou as empresas Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter para que os perfis do influenciador fossem suspensas imediatamente.
Na decisão de Moraes, Monark está proibido de publicrar, promover, replicar e compartilhar notícias fraudulentas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes