Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

ELEIÇÕES

Moraes só analisará relatório se PL apresentar dados do 1° turno

Segundo o PL, não há certeza quanto a confiabilidade das urnas eletrônicas

Da Redação
Por Da Redação
A decisão obriga o PL a afirmar se também questionará os resultados do primeiro turno das eleições
A decisão obriga o PL a afirmar se também questionará os resultados do primeiro turno das eleições - Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 22, o partido do presidente Jair Bolsonaro apresentou pedido para invalidação de votos nas eleições da disputa presidencial, que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cobrou que a sigla apresente dados que tenham o resultado do primeiro turno em até 24 horas.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Moraes, os mesmos equipamentos questionados pelo PL foram utilizados nos dois turnos da eleição e, por isso, o questionamento sobre a funcionalidade das urnas também deve incluir o primeiro turno.

A decisão obriga o PL a afirmar se também questionará o primeiro turno das eleições, na qual o partido elegeu uma forte bancada para o Congresso, com nomes como Damares e Sérgio Moro, além de comprometer a vitória de aliados de Bolsonaro nos governos estaduais.

No primeiro turno, quando foram eleitos deputados e senadores, o PL elegeu 99 parlamentares. Segundo o PL, somente a urna modelo UE2020 das urnas conferiu um voto "auditável". Assim, os votos dariam vitória ao presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições. Ao total, 192 mil urnas do modelo recente foram usadas no segundo turno em um total de 472 mil equipamentos e uma eventual anulação excluiria votos dados a Lula.

"O resultado que objetivamente se apresenta atesta, neste espectro de certeza eleitoral impositivo ao pleito, 26.189.721 votos ao presidente Jair Messias Bolsonaro e 25.111.550 votos ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, resultando em 51,05% dos votos válidos para Bolsonaro, e 48,95% para Lula", defende o PL.

Apesar da contestação, a segurança das urnas já foi comprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por parte das Forças Armadas. Três missões internacionais de observação eleitoral também emitiram relatórios preliminares atestando a segurança das urnas eletrônicas, logo depois do primeiro turno.

Desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, bolsonaristas têm contestado o resultado do pleito. Apoiadores de Bolsonaro fecharam estradas e fizeram protestos em frente aos quartéis pedindo uma "intervenção federal" ou "militar".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Alexandre de Moraes Partido Liberal politica

Relacionadas

Mais lidas