POLÍTICA
Na Itália, Lula diz que Rússia e Ucrânia precisam achar caminho de paz
Presidente Lula cumpre agenda internacional nesta quarta-feira
Em visita a Itália nesta quarta-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a declarar que Rússia e Ucrânia precisam achar caminho para a paz e dar fim à guerra iniciada em fevereiro do ano passado.
"Ambos os países acreditam que podem vencer militarmente. Eu não estou de acordo. Acho que tem muito pouca gente que fala de paz. A minha angústia é que, com tantas pessoas que passam fome no mundo, com tantas crianças sem comida, estamos pensando em guerra em vez de nos ocupar de como resolver as desigualdades", disse Lula, em entrevista ao jornal Corriere della Sera.
Na visita à Itália, Lula declarou ter interesse em "conhecer melhor" a premiê da Itália, Giorgia Meloni, para "reforçar os laços entre os países, que sempre foram muito fortes". Meloni pertence a extrema-direita italiana.
"Brasil e Itália têm uma longa história de colaboração no comércio e nos investimentos. Hoje miramos também na energia renovável. 87% da nossa eletricidade é proveniente de fontes renováveis, bem acima da média mundial, que é de 28%. Queremos expandir a produção de energia solar e eólica, o potencial do Nordeste brasileiro é enorme. Podemos ser um grande produtor de hidrogênio verde, com capacidade de apoiar o mundo na transição energética", acrescentou.
Minha relação com a Itália é histórica, desde a época em que fui dirigente sindical. Hoje retorno ao país para fortalecermos as relações e parcerias entre as duas nações 🇧🇷🇮🇹
— Lula (@LulaOficial) June 21, 2023
🎥: Audiovisual/PR pic.twitter.com/AWcCYKmevU
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes