REFERÊNCIA
Obras do Hospital Ortopédico da Bahia estão 85% concluídas
De acordo com o Governo, a unidade hospitalar será referência em ortopedia no estado
Por Da Redação
Com previsão para se tornar referência em atendimento ortopédico no estado, o Hospital Ortopédico da Bahia (HOBA) e o Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) estão com 85% das obras concluídas.
Com investimento de R$ 250 milhões, o Complexo Educacional e de Saúde, onde estão instaladas as unidades escolar e hospitalar, vai abrigar um dos hospitais referência em ortopedia, com ofertas de atendimentos de média e alta complexidade nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que a unidade de saúde deve aprimorar e qualificar o serviço de ortopedia da Bahia. “Em breve vamos disponibilizar esse grande equipamento de reabilitação e ortopedia para o nosso estado e para a saúde da Bahia”, comemorou.
O HOBA conta com uma área aproximada de 16.355,95m², e vai disponibilizar 212 leitos, incluindo 20 de UTI adulta e 10 de UTI pediátrica, ambulatório, piscina aquecida voltada para reabilitação, 10 salas cirúrgicas, centro de reabilitação, hospital dia, bioimagem, laboratório, auditório além de um centro de ensino e pesquisa e central de utilidades.
Educação e Ciência
No Ceeinfor estão sendo finalizadas as obras do espaço onde vão acontecer as aulas dos cursos técnicos nas áreas de análises clínicas, enfermagem, farmácia, massoterapia, nutrição e dietética, radiologia, saúde bucal e vigilância em saúde.
Segundo a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, a estrutura integra o projeto de capacitação de estudantes do ensino médio profissionalizante, do ensino técnico e superior por meio de estágio e atividades práticas nas suas áreas de formação. No bairro do Cabula, além do Ceeinfor, funciona o campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
“Nosso objetivo é trazer estudantes para campo e para a prática de estágio. Não só aqueles do ensino médio profissional e tecnológico, mas também os estudantes do ensino superior e da pós-graduação. Isso aqui é um Complexo, terreno fértil para a integração da educação com a saúde, produzindo ciência, tecnologia e formando pessoas”, disse Adélia.
No local já funciona uma escola voltada à formação de estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio em Tempo Integral e Educação Profissional. Os trabalhos foram executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes