LUTO
“Onipresente na cultura popular brasileira”, diz Lula sobre Ziraldo
Presidente da República rendeu homenagem ao cartunista falecido neste sábado, 6
Por Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi mais um quadro político a lamentar, neste sábado, 6, a morte do cartunista mineiro Ziraldo. Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou que o Brasil perdeu um dos seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário nacional.
“Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira. O Menino Maluquinho, seu personagem mais conhecido, povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões. Um livro que virou filme, peças, pautou músicas e vem sendo passado de pais para filhos como sinônimo de inocência, curiosidade e beleza, além de um olhar esperançoso em relação aos imensos potenciais do mundo em que vivemos”, disse o presidente.
Lula também lembrou a atuação de Ziraldo no jornal O Pasquim e no combate à ditadura militar que foi imposta no Brasil entre 1964 e 1985, exaltando a participação política do cartunista.
“São inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecíveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão”, afirmou Lula.
“Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo”, concluiu o petista.
Nas eleições de 2022, Ziraldo chegou a declarar voto em Lula no segundo turno, participando da campanha que ficou conhecida como “vira voto”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes