VOO NÃO AUTORIZADO
PF usa arma antidrone para derrubar aeronave na Esplanada
Equipamento sobrevoava o espaço áereo da Esplanada minutos antes do início da posse de Lula
Por Da Redação
A Polícia Federal (PF) abateu um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios sem autorização utilizando uma arma antidrone. A aeronave sobrevoava próximo a Catedral Metropolitana de Brasília, pouco antes do início da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Praça dos Três Poderes, na tarde deste domingo, 1º. De acordo com a PF, a arma é utilizada para bloquear o sinal de drones.
Para assistir a posse presencialmente, é preciso passar por rigorosa revista. A inspeção das tem como objetivo detectar pessoas com objetos proibidos, como vidro, latas e mastros de bandeira. As pessoas precisam passar também por detectores de metais. A intenção, segundo o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, é garantir a segurança de Lula e da população presente na cerimônia.
Estão proibidos o acesso a Esplanada dos Ministérios portando armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas e similares, fogões ou itens semelhantes, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros como megafone. Além da proibição de substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que possa colocar em risco a segurança das pessoas e do patrimônio público.
A segurança foi reforçada após as tensões criadas pelos apoiadores de Bolsonaro que tentaram implantar no último sábado, 24, de dezembro, véspera de Natal, um caminhão Bomba próximo ao aeroporto de Brasília.
O Ministério da Justiça autorizou a utilização da Força Nacional até 2 de janeiro, como apoio à posse de Lula. A Polícia Federal (PF) confirmou a escalação de mais de mil policiais federais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes