POLÍTICA
PL vai indicar investigado no STF à presidência da CPMI do 8/1
Deputado André Fernandes (PL-CE) deve ser o escolhido do partido
Por Da Redação
O Partido Liberal, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve indicar o deputado André Fernandes (PL-CE), para a presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos aintidemocráticos ocorridos no 8 de janeiro deste ano.
A sigla também quer a presença do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), no grupo.
Fernandes é o autor do pedido de criação da comissão mista. Com isso, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, defende que a sigla fique com a presidência ou a relatoria.
De acordo com a CNN Brasil, a decisão passa por um acordo interno das siglas e dos futuros integrantes da CPMI.
Por outro lado, o governo Lula briga para não ficar de fora da mesa de comando da CPMI. O governo, inclusive, mudaou de estratégia e decidiu apoiar a instalação da CPMI. De olho nas vagas de presidente e relator, há ainda as vagas de vice-presidente e os primeiros substitutos da mesa.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) estão entre os possíveis nomes que serão indicados pelo governo.
A CPMI pode ter, pelo menos, 60 membros, entre suplentes e titulares. A quantidade exata será definida no ato de sua criação, respeitando a igualdade de participação de deputados federais e senadores.
Caso um deputado seja escolhido para a presidência, a relatoria deverá ficar com um senador e vice versa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes