REAÇÃO CONJUNTA
Presidentes dos Três Poderes chamam atos de golpistas e terroristas
Executivo, Legislativo e Judiciário pregam união e serenidade em defesa da pátria
Por Da Redação
Um encontro entre os presidentes dos Três Poderes constitucionais na manhã de hoje, 9, debateu a gravidade e as ações de resposta necessárias diante da depredação ocorrida na sede das três casas no domingo, 8, quando vândalos invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota conjunta, o presidente Lula (PT), o presidente da Cãmara, Arthur Lira (PP), do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB) e do STF, Rosa Weber, repudiaram os atos que classificaram de golpistas e terroristas.
"Os Poderes da República, defensores da democracia e da carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília", diz a nota.
"Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria", segue o texto divulgado.
Pela manhã, Lula se reuniu com a ministra Rosa Weber e com o deputado Arthur Lira no Palácio do Planalto. Ele divulgou um registro da reunião em seu perfil no Twitter e escreveu "Firmes na defesa da democracia".
Também participaram do encontro, segundo divulgado em agenda oficial do presidente, os ministros do STF Roberto Barroso e Dias Toffoli, além de José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secom).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes