CONFLITO NO LESTE EUROPEU
Putin não ouviu mensagem de paz de Bolsonaro, diz ministro
Antes, Gilson Machado disse que o presidente teria evitado o conflito entre Rússia e Ucrânia.
O presidente Jair Bolsonaro levou 'uma mensagem de paz' para o presidente russo, Vladimir Putin, que não teria dado ouvidos aos apelos do mandatário brasileiro, defendeu nesta quinta-feira, 24, o ministro do Turismo, Gilson Machado. A declaração foi dada à coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Quando Bolsonaro viajou a Moscou, em 15 de fevereiro, Machado disse que o presidente teria evitado o conflito entre Rússia e Ucrânia. Agora, no entanto, em uma guinada no mínimo peculiar, o ministro defende que missão de Bolsonaro foi acenar para paz.
"Que ele levou uma mensagem de paz, ele levou. Mas depende do Putin se vai ouvir ou não. O mundo inteiro pediu paz", afirmou o ministro.
Questionado se o líder russo teria ouvido Bolsonaro, Machado respondeu que não. "A guerra está acontecendo, né?"
Após quatro meses de crise com o Ocidente, a Rússia decidiu atacar a Ucrânia nesta quinta-feira, naquilo que Kiev e a Otan (aliança militar ocidental) chamaram de invasão total. É a mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e a maior operação do gênero desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro