GOVERNO LULA
Rui Costa fala em “caos” deixado por Bolsonaro e quer pacto federativo
Agora ministro da Casa Civil, ex-governador da Bahia disse que não se sabe o número de obras paradas no país

Por Da Redação

No primeiro discurso oficial como ministro da Casa Civil, o ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), destacou, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira, 2, em Brasília, a necessidade de o novo governo retomar e concluir obras paralisadas em todo o país e disse que o presidente Lula recebe o Brasil numa situação de “caos" deixada pela gestão de Jair Bolsonaro (PL).
“Nem o próprio ministério de cada pasta consegue precisar quantas obras temos paralisadas hoje. Isso é uma demonstração do caos que nós estamos recebendo. E ao buscar detalhar isso, a Transição verificou que inclusive obras foram dos arquivos, como se concluídas estivessem. Como se o Governo Federal dissesse: ‘Aquela creche que está com 70% de execução, como a responsabilidade é do prefeito, não é mais minha, apaga do sistema problema e passa a ser um problema do prefeito numa tomada de contas junto ao Ministério Público’. Não. É problema nosso e nós vamos resolver logo no início. As creches, as escolas, os postos de saúde, porque o povo está precisando”, afirmou.
O ministro afirmou ainda que vai agendar para a próxima semana reunião com cada um dos Ministérios para definir as prioridades das pastas que serão homologadas pelo presidente Lula e monitoradas pela Casa Civil, entre elas a retomada do projeto Minha Casa, Minha Vida.
“Tem casas que estão prontas desde Dilma [ex-presidenta Dilma Rousseff] e não estão habitadas ainda. Isso é inadmissível e elas serão habitadas ainda no primeiro semestre deste ano. Todas elas”, garantiu.
Rui Costa também disse que vai buscar a formação de um pacto federativo, que define competências e organiza o funcionamento do Estado, envolvendo a gestão de arrecadação de impostos e a distribuição de receitas entre a União, estados e municípios.
“Sentaremos com cada ministro e vamos buscar intensificar com o ministro Padilha [Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República], um pacto federativo discutido com os governadores, sair desse momento de paralisia completa”.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



