FORMATOS DIFERENTES
Saiba as diferenças e semelhanças entre as lives de Lula e Bolsonaro
Presidente e ex-mandatário possuem cenário, modelo de entrevista e audiência discrepantes
Por Da Redação
O presidente Lula (PT) decidiu adotar uma estratégia de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), de fazer transmissões ao vivo nas redes sociais. No entanto, cada um contou com suas peculiaridades, como formato, discurso, alcance diferentes, além de cenário, modelo de entrevista e audiência discrepante de um para o outro.
Os dois apostaram nas redes sociais para uma forma de comunicação direta com seus apoiadores. As lives de Bolsonaro eram sempre às quinta-feiras, às 19h. A de Lula, passa a ser na terça-feira, às 8h.
Entenda as principais semelhanças e diferenças entre as transmissões:
Formato
O modelo utilizado por Lula é semelhante a um podcast, com a presença de um jornalista. O escolhido foi Marcos Uchôa, da TV Brasil.
Já Bolsonaro utilizava formato diferente. Ele não contava com um intermediador e fazia suas transmissões ao vivo de forma mais espontânea. Ele mesmo as conduzia, inclusive quando contava com a participação de ministros e outros convidados.
Lula ficou sentado de frente para Marcos Uchôa, num estúdio similar a podcast, com microfones. Bolsonaro adotava tom mais informal no cenário usado para as transmissões, que eram feitas normalmente da biblioteca do Palácio do Alvorada.
Periodicidade e duração
Lula fez uma tranmissão de pouco mais de 30 minutos. A live foi batizada de “Conversa com o presidente”. A transmissão será feita todas as terças-feiras pela manhã, mas sem periodicidade definida ainda.
Ao longo de seu mandato, Bolsonaro utilizou a quinta-feira como dia para sua transmissão semanal, no período da noite. No entanto, as lives não tinham duração definida e variavam entre 1 hora ou mais.
Conteúdo
Tanto Lula quanto Bolsonaro utilizaram o espaço nas redes sociais para divuglar feitos de seus governos e balanço de viagem pelo Brasil e pelo mundo. A diferença entre as duas transmissões é que a do ex-presidente eram utilizada para inflar as opiniões de seus apoiadores contra as instituições, como o TSE e STF.
Audiência
Apesar do formato atual e inovador, a live de Lula não alcançou uma audiência tão alta na comparação com as de Bolsonaro e com sua própria conta em outros momentos, a exemplo da campanha eleitoral.
Durante a transmissão, o pico de espectadores simultâneos foi de 10 mil, somando YouTube, Twitter e Instagram, segundo O Globo.
Nos principais perfis oficiais de Lula, foram pouco mais de 217 mil visualizações até as 13h30m da terça-feira, mais de quatro horas após a transmissão. A maior parte dessa audiência é do Twitter (115 mil), seguido por YouTube (49 mil) e Facebook (53 mil).
A última live de Bolsonaro, por exemplo, em 30 de dezembro, um dia antes de deixar o mandato, somou 3,3 milhões de visualizações somente no Facebook, e outros 7,6 milhões no Instagram.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes