TCU decide manter salário de deputado preso pela morte de Marielle | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

TCU decide manter salário de deputado preso pela morte de Marielle

Arquivamento do processo se deu pelo “não preenchimento dos requisitos de admissibilidade"

Publicado sábado, 20 de abril de 2024 às 14:54 h | Atualizado em 20/04/2024, 14:59 | Autor: Da Redação
Mesmo que um parlamentar seja preso, ele ainda continua recebendo o salário
Mesmo que um parlamentar seja preso, ele ainda continua recebendo o salário -

O pedido do Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), para a suspensão imediata do salário do deputado federal Chiquinho Brazão foi arquivado pelo próprio TCU. A decisão aconteceu na última quarta-feira, 17.

A solicitação para a interrupção do pagamento ocorreu no último mês a pedido do subprocurador-geral do MP, junto ao TCU, Lucas Furtado. O mediador pediu que o TCU determinasse à Câmara dos Deputados a suspensão do salário de Brazão caso a prisão fosse mantida.

O TCU justificou que o arquivamento do processo se deu pelo “não preenchimento dos requisitos de admissibilidade”.

Ainda de acordo com o documento, não há elementos suficientes que comprovem “qualquer ilicitude cometida pelos gestores da Câmara dos Deputados” já que a decisão de suspender o salário é responsabilidade do departamento pessoal da Câmara.

Conforme o regimento, mesmo que um parlamentar seja preso, ele ainda continua recebendo o salário, já que o seu mandato permanece válido. No caso específico de Brazão, a possibilidade de perda de mandato está sendo debatida em um processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Para o relator do caso, o ministro Aroldo Cedraz, descontos no salário de Brazão podem ser aplicados pela Câmara, já que ele é pago de acordo com o comparecimento às sessões deliberativas do plenário.

Brazão foi preso no último dia 24 de março sob a suspeita de ter mandado matar a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS