Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

EMENDAS PARLAMENTARES

TCU volta a liberar obras de pavimentação da Codevasf

Suspensão aconteceu em maio após tribunal ver falta de critério técnico da estatal em licitações

Da Redação
Por Da Redação
Obra autorizada pela Codevasf em rodovia do Piauí
Obra autorizada pela Codevasf em rodovia do Piauí - Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU), na última segunda-feira, 13, decidiu pela retomada de um conjunto de obras de pavimentação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A decisão foi do ministro Augusto Sherman.

O ministro, que é relator de processos sobre serviços da estatal federal, entregue pelo governo Bolsonaro a aliados do centrão, aceitou a argumentação de que foram aperfeiçoadas as regras sobre a escolha do tipo de revestimento usado nas obras.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A suspensão das obras, por parte do TCU aconteceu no mês de maio, quando o tribunal mandou interromper a emissão de novas ordens de serviço da Codevasf em contratos firmados a partir de 29 pregões eletrônicos lançados em 2020.

Ao analisar pregões e contratações para pavimentação de vias firmados entre 2019 e 2020, os técnicos do TCU constataram que os mesmos parlamentares que indicavam os recursos também eram responsáveis, em diversos casos, pela escolha da empresa que deveria realizar a obra.

De acordo com informações levantadas pela “Folha de S. Paulo”, o governo e o Congresso têm privilegiado aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) na partilha de recursos provenientes de emendas parlamentares para bancar essas obras.

Na ocasião da interrupção, o TCU justificou a sua decisão que a estatal agia com ação política e viu possiblidade de direcionamento para empresas e falta de critérios técnicos nas licitações. A Codevasf chegou a reconhecer ao tribunal que parlamentares escolhiam até o tipo de asfalto a ser utilizado nos serviços.

A corte deu um prazo de 30 dias para que a Codevasf criasse mecanismos para reforçar a escolha técnica sobre o tipo de revestimento usado nas reformas das estradas, além de estudos sobre a necessidade dos serviços.

De acordo com a estatal, foram aprimorados os critérios técnicos nas licitações e será realizado um seminário de capacitação de fiscais e gestores de obras de pavimentação. Além disso, vai criar uma comissão para monitorar os trabalhos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Codevasf Congresso Federal TCU

Relacionadas

Mais lidas