Vídeo em que Frias diz que Haddad defende Stálin deverá ser excluído | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Vídeo em que Frias diz que Haddad defende Stálin deverá ser excluído

Fala de bolsonarista desvirtua discurso do petista. Justiça deu 24 horas para que vídeo seja removido

Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2022 às 07:56 h | Autor: Da Redação
Mario Frias foi secretário Especial de Cultura de Jair Bolsonaro (PL)
Mario Frias foi secretário Especial de Cultura de Jair Bolsonaro (PL) -

Mario Frias recebeu ordem da Justiça para remover vídeo em que usa trecho de discurso de Fernando Haddad (PT) para passar a ideia de que o petista é defensor do ex-primeiro ministro da União Soviética, Josef Stalin.

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Maria Claudia Bedotti, ordenou que o ex-secretário Especial de Cultura do atual presidente excluísse o vídeo nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook em até 24 horas.

No vídeo, além do trecho da fala de Haddad, Frias mente ao dizer que Haddad é a favor do “fuzilamento do bem”, ao usar o trecho em que o petista, na Comissão de Educação no Senado, em maio de 2011, diz que “há uma diferença entre o Hitler e Stálin que precisa ser devidamente registrada. Ambos fuzilavam seus inimigos, mas o Stálin lia os livros antes de fuzilá-los, lia os seus livros”.

Então ministro da Educação, Haddad usou, segundo sua assessoria, uma “ironia para mostrar a diferença entre nazistas, que não liam os livros que queimavam, e comunistas, que liam”, para responder o questionamento do senador Álvaro Dias (PSDB) de que “até o ditador Stálin defendia a norma culta”.

No trecho que não estava no vídeo publicado por Frias, o petista disse que “estamos vivendo, portanto, uma pequena involução, estamos saindo de uma situação stalinista e agora adotando uma postura mais de viés fascista, que é criticar um livro sem ler”.

Publicações relacionadas