CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Bruno Reis reinaugura Muncab e projeta: "vai ser o maior das Américas"
Complexo contará com três prédios; primeiro foi entregue nesta segunda
Por Alex Torres e Flávia Requião
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), esteve na manhã desta segunda-feira, 6, na região do Centro Histórico, onde ocorreu a reinauguração do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab). Além do gestor municipal, o evento ainda contou com a participação do secretário de Cultura, Pedro Tourinho.
De acordo com o prefeito da capital baiana, antes de convidar Tourinho para ser titular da pasta de Cultura, ele reiterou o desejo de que Salvador tivesse um grande equipamento que pudesse remeter toda a importância histórica do povo com a cidade, que é a mais negra fora do continente africano.
"Salvador precisa ter um equipamento imponente, um grande museu que possa resgatar a história do povo negro de nossa cidade e ser mais um ponto de visitação de milhares de turistas. Ele (Pedro Tourinho) me disse que não fazia sentido construirmos um novo equipamento se já temos um que vinha encaminhando, chegou a funcionar por um certo momento. A gente precisava dar a imponência que nós queríamos. Aqui está a primeira etapa. A segunda etapa é esse prédio que já tem um projeto que estamos atualizando e tem esse outro prédio, que é um desejo nosso requisitado. Para que possamos fazer um complexo que vai levar o Muncab a ser o maior museu da cultura afro-brasileira das Américas", discursou Bruno Reis.
Para a realização das obras no equipamento, um investimento de R$ 15 milhões foi viabilizado pela prefeitura. O valor serviu para para a compra de acervo e execução de obras pendentes para finalizar o espaço de exibições. O museu fica localizado onde era o antigo Tesouro do Estado da Bahia.
Mês da Consciência Negra
Ainda segundo Bruno Reis, vale destacar que a reinauguração do museu marca uma série de ações previstas para o mês da Consciência Negra. O prefeito ainda fez questão de pontuar a diferença de tratamento com a data de 20 de novembro.
"Conseguimos iniciar as obras em tempo recorde e hoje estamos inaugurando como tinha que ser, no mês da consciência negra. Não custa lembrar que no passado, no dia da Consciência Negra, tínhamos apenas atos para chamar atenção das autoridades públicas para a necessidade de políticas de promoção do povo negro", finalizou o prefeito.
A reinauguração do Muncab integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, que conta com festivais de música e de cultura negra, como o Afropunk e o Candyall e Tal, e de cinema negro, como o Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil (Fianb), trazendo atrações nacionais e internacionais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes