VITÓRIA DE HADDAD
Câmara aprova projeto que beneficia governo no Carf
Aprovação dá à União maior pode de decisão junto ao Carf
Por Da Redação
Projeto de lei prioritário para o Governo Lula (PT), o mecanismo do voto de qualidade do Carf (Conselho Administrativo Fiscal), foi aprovado, nesta sexta-feira, 07, na Câmara, o texto agora será analisado no Senado.
Até a noite de ontem, o texto não tinha acordo para ser votado por questões políticas, sobretudo com líderes do centrão. Foi necessária uma intensa articulação entre Lira, interlocutores do Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernanda Haddad, e lideranças partidárias.
Haddad considerava a aprovação do PL do Carf fundamental para fechar as contas do governo neste ano. O governo priorizou a articulação pelo projeto nas últimas semanas, junto com o novo arcabouço fiscal.
O relatório aprovado prevê a retomada do voto de qualidade pelo governo. O texto dá mais poder ao presidente da turma que julga processos no Carf em caso de empate nos julgamentos. Além disso, estabelece prazo de 90 dias para que o contribuinte apresente uma proposta de pagamento do valor principal da dívida sem incidência de juros.
O texto limita em 60 salários mínimos o alcance para que os contribuintes possam recorrer ao Carf. A proposta original previa mil salários mínimos.
O contribuinte também poderá autorregularizar sua dívida sem cobrança de juros mesmo depois de iniciado o processo de fiscalização. Durante a discussão da matéria, o relator incluiu ainda um outro dispositivo para cancelar a parcela das multas aplicadas pela União que ultrapassem 100% do valor da dívida.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes