CÂMARA DE DEPUTADOS
Carla Zambelli diz que se afastará para tratar úlcera gástrica
Úlcera foi causada por uma infecção bacteriana
Por Da Redação
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou, nesta terça-feira, 21, que se afastará da Câmara pelos próximos 20 dias para tratar uma úlcera gástrica causada por uma infecção da bactéria H-pylori (Helicobacter pylori). Em comunicado, a parlamentar disse que o tratamento é rigoroso e que não tem se sentido bem.
“Esta nota vem para lhes pedir desculpas pela minha ausência nas atividades parlamentares pelos próximos 20 dias. Fui diagnosticada com uma úlcera gástrica e com a bactéria H-pylori, e, por isso, preciso me dedicar à minha recuperação (...) O tratamento é rigoroso e realmente não tenho me sentido bem”, disse Zambelli.
A H-pylori é uma bactéria que tem preferência pelo trato gastrointestinal, e costuma se alojar no estômago ou no intestino por conseguir sobreviver à acidez da região. O microrganismo é relativamente comum, com trabalhos estimando que afete cerca de metade da população mundial, e 60% da brasileira.
Em muitos casos, ela pode não provocar sintomas. No entanto, quando começa a danificar a barreira protetora da região, passa a causar inflamações que se manifestam como dores abdominais, queimação e aumento do risco para problemas de saúde como as úlceras gástricas – espécie de lesão na área – ou até mesmo de câncer.
O microrganismo é de fato considerado uma das causas mais comuns para o quadro de úlcera gástrica. A infecção é confirmada a partir de uma avaliação do médico e da realização de uma endoscopia, exame que pode ser solicitado pelo especialista após suspeita do problema devido aos sintomas.
Quais são os sintomas?
Dor ou queimação, especialmente com o estômago vazio; Angústia noturna, quando as dores se manifestam durante a noite; Vômitos com sinais de sangue; Fezes avermelhadas ou escurecidas, que indicam a presença de sangue.
Como é a transmissão da bactéria H-pylori?
A infecção com a H. pylori é extremamente comum. Embora ainda não se saiba exatamente como ela ocorra, os cientistas imaginam que a bactéria seja transmitida a partir da saliva ou do contato oral com alimentos e bebidas contaminados. Para prevenção, são indicados hábitos de higiene, como lavar as mãos rotineiramente. Grande parte da população pode viver com o microrganismo de maneira inofensiva.
Como é o tratamento da H-pylori?
O tratamento é indicado somente em casos de infecção com a bactéria que estejam provocando distúrbios na região, como na úlcera. Isso para evitar o uso desnecessário de antibióticos, que podem tornar os microrganismos resistentes, uma vez que para parte da população ela será inofensiva pela maior parte do tempo e não provocará sintomas.
Nos casos indicados, são utilizados, além dos antibióticos, medicamentos para reduzir a acidez do estômago, como antiácidos. Além disso, especialistas orientam que seja adotada uma dieta específica e restritiva para auxiliar no tratamento, evitando alimentos e bebidas que agridam a parede estomacal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes