Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Com R$ 923 milhões em investimento, Sesab faz balanço das policlínicas

Em Salvador, titular Roberta Santana apresenta panorama para secretário do Ministério da Saúde

Da Redação

Por Da Redação

13/03/2023 - 19:26 h
Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador
Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador -

A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, fez o balanço das policlínicas e o total de investimento feito nas estruturas na Bahia. Os dados foram apresentados pela titular da pasta ao secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Júnior, nesta segunda-feira, 13, em Salvador.

A Bahia possui 24 políclínicas regionais de saúde, segundo os dados da gestão estadual. O investimento aplicado é de R$ 923 milhões entre obras, equipamentos e custeio. O total de 4 milhões de consultas e exames foi realizado nas unidades até o momento.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Atualmente as 24 policlínicas são referência para mais de 13,7 milhões de baianos em 402 municípios. Ainda temos duas unidades em construção e cinco a iniciar. Esse projeto de gestão consorciada é um sucesso, pois, simultaneamente, amplia o acesso ambulatorial em diversas especialidades e exames, aumenta a resolutividade e cobre um vazio assistencial na média e alta complexidade”, disse a secretária.

O secretário do Ministério da Saúde ainda foi apresentado ao projeto de Saúde Digital da Secretaria da Saúde da Bahia, que visa o atendimento mais humanizado dos pacientes no estado. Além disso, a ferramenta possibilita a melhor gestão dos recursos destinados para o cuidado na rede pública, segundo explicação do coordenador geral de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde, Diego Cavalcante.

“Partimos do princípio que o paciente é único, independente da unidade assistencial que ele esteja. Assim, construímos uma rede que consolida, em uma só base de dados, toda a trajetória do paciente pelo Sistema Único de Saúde. Hoje já temos mais de 2,7 milhões de baianos cadastrados, onde é possível acessar o histórico médico, o resultado de exames, acompanhar consultas, regulações e procedimentos, além do acompanhamento farmacêutico. Assim, conseguimos mensurar, por exemplo, o custeio por paciente e região de saúde, além de mapear os agravos por regiões”, acrescentou o coordenador.

Após as apresentações, Helvécio Miranda disse que os exemplos apresentados servem de referência para outros estados do país. "As experiências estaduais são iluminadoras e a Bahia é parte da solução. Temos um mundo dentro da Atenção Especializada, a exemplo da oncologia, cardiovascular, renal, onde não é possível juntar isso em uma só estrutura. O segredo está na organização da informação”, concluiu o secretário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Helvécio Miranda Júnior Ministério da Saúde Política Roberta Santana sesab

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador
Play

Vídeo: Advogado de Cid chama Fux de “atraente” e gera reação de Dino

Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

Roberta Santana recebe Helvécio Miranda Júnior em Salvador
Play

Vídeo: Bispo ora para Nossa Senhora livrar Brasil do comunismo

x