ELEIÇÕES 2022
Com risco de crime eleitoral, Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Advogados alertaram o presidente que a atitude pode incorrer em possível irregularidade com a Justiça
O presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou que lançará sua pré-candidatura em evento neste domingo, 27, ainda que a campanha tenha mudado as características do encontro do partido após alerta de advogados sobre os riscos de crime eleitoral.
Em resposta a uma apoiadora, o presidente disse que: “"Não começa a campanha ainda. Campanha é 45 dias antes [da eleição]. Mas é mostrar que eu sou candidato à reeleição".
Conforme demonstrou a Folha de S.Paulo, a campanha do presidente precisou modificar o caráter do evento, que a princípio seria o lançamento da pré-candidatura, mas sofreu advertência de sua equipe jurídica.
"Amanhã está previsto às 10 da manhã. Aí não sei, deve ter muita gente lá, muita gente está se inscrevendo. Não precisa se inscrever. Se tiver espaço, vai entrar mesmo quem [não] está inscrito. É o lançamento da pré-candidatura", disse Bolsonaro neste sábado, 26.
O evento realizado pelo Partido Liberal (PL), sigla à qual o presidente está filiado, considera que o encontro deste domingo tem como objetivo uma filiação massiva em Brasília.
Buscando se adequar às regras, os organizadores alteraram o material de divulgação e passaram a chamar o evento de "Movimento filia Brasil".
Comícios não são permitidos até 16 de agosto, quando a legislação eleitoral permite que se inicie as campanhas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro