Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Comandante do Exército diz que vitória de Lula infelizmente aconteceu

General Tomás Paiva foi escolhido pelo próprio Lula em janeiro deste ano

Da Redação

Por Da Redação

28/02/2023 - 10:49 h | Atualizada em 28/02/2023 - 11:32
O general Tomás Paiva e o presidente Lula
O general Tomás Paiva e o presidente Lula -

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, escolhido para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou a subordinados que a vitória eleitoral do atual chefe do Executivo foi "indesejada" pela maioria dos militares e "infelizmente" aconteceu. O áudio foi gravado de forma escondida por um dos presentes e divulgado pelo podcast Roteirices. A gravação circula em grupos de militares e teve conteúdo divulgado pela Folha de S.Paulo.

Em declaração dada a oficiais do Comando Militar do Sudeste em 18 de janeiro, três dias antes de ser escolhido pelo Ministério da Defesa para comandar o Exército, Tomás Paiva descarta irregularidades na eleição, mas mostra incômodo com a vitória de Lula. "Não dá para falar com certeza que houve qualquer tipo de irregularidade [na eleição]. Infelizmente, foi o resultado que, para a maioria de nós, foi indesejado, mas aconteceu", disse.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"A diferença nunca foi tão pequena, mas o cara fala assim: ‘General, teve fraude’. Nós participamos de todo o processo de fiscalização, fizemos relatório, fizemos tudo. Constatou-se fraude? Não. Eu estou falando para vocês, pode acreditar. A gente constatou fraude? Não", falou Paiva.

"Este processo eleitoral que elegeu o atual presidente e que não elegeu o ex-presidente foi o mesmo processo eleitoral que elegeu majoritariamente um Congresso conservador. Elegeu majoritariamente governadores conservadores", completou.

Na conversa gravada, Tomás afirmou que "nós estamos na bolha fardado, militarista, de direita e conservadora" e que era importante reconhecer que "existe outra bolha, e ela não é pequena".

General Tomás Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército
General Tomás Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército | Foto: Divulgação | Exército

Em seu discurso aos subordinados, que contou até mesmo com apresentação de slides, Paiva comentou o ato golpista do dia 8 de janeiro, quando radicais bolsonaristas insatisfeitos com a vitória de Lula depredaram as sedes dos Três Poderes. Para o comandante do Exército, apesar dos ataques "deploráveis e lamentáveis", não dá para classificar os integrantes como terroristas.

"É triste também porque a gente deu ferramenta para chamar o cara de terrorista. Que é isso? Não é terrorista. Estão até de sacanagem dizendo que o Mossad, está todo mundo querendo vir aqui para aprender com a Polícia Federal como que prende 1.500 terroristas de uma vez só [...] Isso daqui é o seguinte: é vândalo, é maluco, cara que entrou numa espiral de fanatismo e extremismo que não se sustenta", falou.

O comandante também explicou o motivo dos militares não tentarem dar um golpe. "Imagina se a gente tivesse enveredado para uma aventura. A gente não sobreviveria como país. A moeda explodiria, a gente ia levar a um bloqueio econômico jamais visto. Aí sim iria virar um pária e o nosso povo viveria as consequências. Teria sangue na rua. Ou vocês acham que o povo ia ficar parado? Não ia acontecer, cara."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O general Tomás Paiva e o presidente Lula
Play

Vídeo: Advogado de Cid chama Fux de “atraente” e gera reação de Dino

O general Tomás Paiva e o presidente Lula
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

O general Tomás Paiva e o presidente Lula
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

O general Tomás Paiva e o presidente Lula
Play

Vídeo: Bispo ora para Nossa Senhora livrar Brasil do comunismo

x