Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVO GOVERNO

Conheça perfil dos ministros anunciados por Lula

Governador Rui Costa vai assumir a Casa Civil e será braço-direito do presidente

Da Redação

Por Da Redação

09/12/2022 - 14:33 h | Atualizada em 09/12/2022 - 15:57
Imagem ilustrativa da imagem Conheça perfil dos ministros anunciados por Lula
-

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira, 9, em Brasília, os esperados primeiros nomes do novo governo que terá início em janeiro. Figuras conhecidas e já especuladas pela imprensa e pelo mercado acabaram se confirmando, entre elas o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), que está encerrando o segundo mandado, e vai assumir a Casa Civil.

Rui Costa

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), em fim de segundo mandato, é próximo do presidente Lula desde os tempos de fundação do PT na Bahia, nos anos 1980, e vai assumir a Casa Civil.

Graduado em Economia, Rui teve atuação ligado ao movimento sindical, sobretudo no Polo Petroquímico, e seguiu carreira política ao ser eleito vereador por Salvador, em 2004. Ele deixou o mandato em 2007 para assumir a secretaria de Relações Institucionais do governo Jaques Wagner. Nas eleições de 2009 foi eleito deputado federal, mas novamente deixa o mandato para integrar o segundo governo Jaques Wagner, desta vez na Casa Civil. Depois, foi eleito governador da Bahia por duas vezes.

Rui Costa tem 59 anos e é conhecido pelo estilo pragmático e centralizador de atuar na política, em busca de resultados. Minucioso, ele gosta de acompanhar cada detalhe dos projetos nos quais está envolvido.

Fernando Haddad

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), é muito próximo do presidente Lula e vai assumir o importante ministério da Fazenda. Foi ele quem concorreu à presidência pelo PT, em 2018, contra Bolsonaro, após Lula ficar impedido por causa da prisão.

Acadêmico, Haddad é professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP). Ele é graduado em Direito, mestre em Economia e Doutor em Filosofia.

Haddad foi ministro da Educação de Lula entre 2005 e 2012 e responsável pela criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a implementação da Universidade Aberta do Brasil e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como a implementação do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a reformulação e ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após ser ministro, ele foi eleito prefeito da capital paulista (2013-2017).

Um dos desafios de Haddad à frente da Fazenda será lidar com o mercado e equacionar a famosa responsabilidade fiscal com a social, mantra do novo governo Lula.

Flávio Dino

Flávio Dino (PSB) vai assumir o ministério da Justiça. Ele foi eleito senador este ano, após governar o Maranhão por dois mandatos consecutivos, derrotando o clã Sarney naquele estado.

Dino é conhecido pela experiência na articulação política. Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão, ele foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais e membro do Conselho Nacional de Justiça. Foi ainda deputado federal. Desde a campanha, Dino tem se aproximado cada vez mais de Lula.

Mauro Silva

O diplomata Mauro Vieira será ministro das Relações Exteriores do novo governo Lula. Ele chega indicado por Celso Amorim, após já ter assumido o mesmo cargo no segundo mandato de Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016.

É consenso em Brasília que o próximo chefe do Itamaraty tem como missão restaurar a imagem internacional do Brasil por conta da política desastrosa de Bolsonaro, e refazer e fortalecer as relações com países como os Estados Unidos e a França.

Vieira é considerado um bom diplomata, com bastante experiência política e ampla rede de contatos, além de bom trânsito no Congresso Nacional. Ele já trabalhou nos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Providência Social. Além disso, é visto como uma pessoa leal ao presidente Lula.

José Múcio

José Múcio Monteiro Filho, de 74 anos, que vai assumir o Ministério da Defesa, tem boa interlocução com diversos segmentos do Judiciário e do Congresso Nacional. Múcio chega ao governo em meio à polêmicas por causa das relações que mantém com o campo da direita. Durante a campanha eleitoral, ele tomou café com o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas no passado, no governo Lula, já foi visto tocando violão para o petista.

Múcio é conhecido como uma figura equilibrada que respeita as instituições e tem, por isso, uma imagem muito boa nos meios político e militar. Ele é engenheiro civil de formação, vem de uma família tradicional da política e do setor empresarial em Pernambuco.

Deputado federal entre 1991 e 200, por cinco mandatos consecutivos, Múcio já foi também Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, entre 2007 e 2009. Foi ainda ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021, quando pediu para se aposentar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x