POLÍTICA
Decisão: Bolsonaro escolhe entre dois nomes para a presidência em 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria dado sinais trocados sobre nome quem apoiaria para 2026

Por Yuri Abreu

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria entre dois nomes para quem daria o seu apoio na disputa às eleições em 2026, uma vez que está inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o ano de 2030.
Em conversas com alguns aliados, o liberal teria dados sinais de que o seu apoio iria para o "filho 01" dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Já em outros momentos, conforme o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, não descartou anunciar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como seu nome na disputa ao Planalto.
Contudo, ambos têm declarado, em entrevistas recentes, que serão candidatos a reeleição, respectivamente, ao Senado e ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Para atender a vontade do "patrão", eles teriam de abrir a mão dos projetos pessoais.
STF formou maioria para manter condenação de Bolsonaro
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou unaimidade, na última sexta-feira, 7, para rejeitar o recurso da defesa de Jair Bolsonaro (PL) e manter a condenação do ex-presidente por sua participação na trama que tinha como objetivo a execução de um golpe de Estado.
O primeiro voto foi o de relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, que foi a favor da rejeição do recurso. Flávio Dino, também integrante da Primeira Turma, seguiu a relatoria e votou pela manutenção da condenação do ex-presidente.
No início da tarde, Cristiano Zanin também votou pela rejeição, formando a maioria. Em seguida, fechando a unanimidade, a ministra Cármen Lúcia seguiu a mesma linha — Luiz Fux fez parte da 1ª Turma durante o julgamento da trama golpista, mas pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, mudança de colegiado e não participou do julgamento dos recursos do ex-presidente.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



