POLÍTICA
Deputada negra é barrada na Câmara e aponta racismo; veja
Enfermeira Rejane faz desabafo no plenário da Casa
Por Redação

A deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB) desabafou, nesta terça-feira, 6, após ter sido barrada pelos servidores na entrada na Câmara dos Deputados. Segundo a parlamentar, a situação tem sido recorrente.
Rejane, que é uma mulher negra, chegou a questionar se a cor da sua pele seria um fator determinante para a postura dos funcionários.
“Todas as vezes que entro sou barrada perguntando se sou ou não deputada e estou sempre usando meu brochezinho. Eu acho, deputado, que talvez seja pela minha cor. Não sei se é por conta minha roupa, não sei se é por conta da minha cor”, desabafou a deputada.
Leia Também:
Cor da pele
Rejane ainda perguntou durante sua fala se a situação teria acontecido se ela fosse uma mulher branca, e exigiu respeito dentro da Casa.
"Mais uma vez, fui impedida de entrar na plenária. Qual a justificativa? A minha roupa? A minha cor? Se fosse uma mulher branca, teria o mesmo tratamento? Isso teria acontecido? Não posso mais aceitar esse tipo de constrangimento. Sou uma mulher negra, deputada federal, e ocupo esse espaço com muito orgulho e responsabilidade, exijo respeito. Não é possível que, em pleno 2025, a cor da pele ainda seja motivo de dúvida ou suspeita", disparou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes