Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Anvisa flexibiliza regras sanitárias para entrada no Brasil

Pessoas não vacinadas contra a Covid podem entrar no país, desde que apresentem exame tipo PCR ou antígeno

Por Da Redação

13/09/2022 - 12:40 h | Atualizada em 13/09/2022 - 13:19
Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19
Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19 -

Uma portaria interministerial publicada pelo Governo Federal na segunda-feira, 12, flexibiliza as normas para entrada no Brasil, impostas com o agravamento da pandemia da Covid-19.

A partir de agora, como autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), brasileiros e estrangeiros podem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou um teste negativo feito até um dia antes do embarque.

Até então, os viajantes eram obrigados a apresentar o documento que comprova a imunização ao embarcar para o Brasil, menos àqueles com laudo médico que contraindicasse a vacinação ou que não fossem aptos a receber o imunizante. Com a nova norma, pessoas que não se vacinaram vão poder entrar no país, com exame nas mãos, tipo PCR ou antígeno.

A Anvisa argumentou, por meio de uma nota técnica, que a portaria “simplifica os controles hoje existentes, possibilitando que qualquer viajante possa cumprir o requisito, independente da elegibilidade para vacina, condição da saúde que a contraindique ou ainda a oferta da vacina no país de origem”.

A pessoa não vacinada que contraiu a Covid-19 nos últimos três meses, mas cujo teste ainda seja positivo, deverá apresentar dois exames do tipo PCR com o diagnóstico, além de atestado médico, de que está assintomática e apta a viajar.

As regras para entrada ao país não se aplicam a crianças com menos de 12 anos; trabalhadores do transporte de cargas; tripulantes de aeronaves e pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19
Play

Após oito anos, PSTU volta a disputa eleitoral com Victor Marinho

Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Agora, o viajante escolhe apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid-19
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

x