ELEIÇÕES
Eduardo Bolsonaro quer CPI contra institutos de pesquisa
Aliados irão ao Ministério Público após imprecisão das pesquisas com os resultados
Por Da Redação
Após o resultado final da apuração de votos para presidente no último domingo, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira, 3, que vai começar a recolher assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação dos institutos de pesquisa. Para protocolar um pedido de CPI, é necessário contar com o apoio de pelo menos 171 deputados.
A justificativa do parlamentar é a diferença dos resultados de quase 10 pontos porcentuais entre o que apontavam os levantamentos e o resultado da corrida presidencial na votação do seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Além da pesquisa para presidente, algumas imprecisões a outros cargos, como governadores e ao Senado animou os bolsonaristas. Além de Eduardo Bolsonaro, aliados do presidente pretendem pedir que o Ministério Público investigue a atuação dos institutos de pesquisa, como Datafolha e Ipec.
No sábado, 2, véspera da eleição, os institutos chegaram a apontar possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob Bolsonaro já no primeiro turno. No final, Lula liderou na margem de erros, com mais de 5 pontos porcentuais acima e a 1,65 de vencer no domingo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes