SEGUNDO TURNO
Jerônimo confirma vinda de Lula a Salvador
Data está sendo discutida com direção da campanha do ex-presidente
Por João Guerra
Em plenária realizada no comitê de campanha na noite desta quinta-feira, 6, em Salvador, Jerônimo Rodrigues (PT), além de convocar a militância soteropolitana para aumentar a atuação nas próximas semanas para que tenha uma maior votação na capital baiana no segundo turno, confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá mais uma vez ao estado para evento de campanha.
Em conversa com o Portal A TARDE logo após discurso na plenária, o postulante ao Palácio de Ondina contou que o ex-presidente é sempre bem-vindo à Bahia, lembrou da votação expressiva que Lula sempre teve no estado, em particular no primeiro turno destas eleições, e que a data para a vinda do ex-chefe do Executivo brasileiro ainda está em negociação.
“Nós já conversamos com a coordenação da campanha de Lula e ele já tinha uma data marcada pra semana que vem. Estamos revendo, porque teremos um feriado no dia 12. Mas não dá pra gente fazer uma agenda concorrente com o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida”, começou ele.
“A vinda de Lula vai fortalecer ainda mais essa diferença que nós tivemos no primeiro turno. Nós tivemos quase 10% de diferença em cima do segundo colocado, e a gente quer fazer mais. E tanto o Lula quanto a vinda de prefeitos que não votaram na gente, a vinda de partidos que não estavam com a gente, até agora já são três: Patriotas, PSOL, PSC e o Solidariedade, agora à noite”, destacou.
O coordenador da campanha de Jerônimo em Salvador, o vereador Henrique Carballal (PDT), disse também que não se sabe se Lula fará uma caminhada, como aconteceu na última semana, ou um comício. O formato, segundo ele, depende da agenda do ex-presidente.
“A gente vai pensar qual será o melhor formato. Tudo depende do tempo que ele estará aqui com a gente. O certo é que para incrementar ainda mais esse contato com a militância que tivemos hoje, além da própria figura de Jerônimo e de Geraldo na cidade, nós vamos ter a força do presidente Lula. A ideia é exatamente aquecer a militância para a gente, a partir de hoje, já tomar as ruas de Salvador e ganhar na cidade [no segundo turno] porque esse é o projeto que o povo precisa entender que é o melhor para os soteropolitanos”, declarou Carballal.
Apoio
Na tarde desta quinta-feira, o PSC, partido da base do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), confirmou a adesão à campanha de Jerônimo Rodrigues. Com isso, a legenda se soma a outros três partidos que decidiram seguir no segundo turno ao lado do petista. É o caso do Patriota, do PSOL e do Solidariedade.
O presidente do PSC na Bahia, Heber Santana, destacou a possibilidade de integrar um futuro governo petista. "O compromisso que a gente pode observar aqui por parte do próximo governador Jerônimo, é de abraçar o PSC não apenas para esse momento eleitoral mas enxergando a contribuição que o PSC pode dar no governo na gestão, né? Trazendo princípios, valores, que, pra mim, são inegociáveis, e eu quero ser uma voz dentro do governo, discutindo aquilo que é melhor pra Bahia”, afirmou.
Segundo Santana, a Bahia deu “uma demonstração clara” de querer Jerônimo como governador. “Esse sentimento no segundo turno, uma nova eleição, deve sim ser considerado por nós e essa foi a perspectiva que nós tivemos, né? Eu tenho aqui, vale registrar também, um carinho muito grande pelo governador Rui Costa que sempre me tratou com muito respeito", diz o presidente estadual do PSC, que também destacou a importância do vice na chapa de Jerônimo, Geraldo Junior.
"É um amigo, irmão, que a política me deu, temos histórias similares, né? Nossos pais, todos vereadores juntos, nós somos vereadores juntos. Isso cria um ambiente muito favorável, muito confortável pra estarmos aqui desse lado agora", completou.
O governador Rui Costa falou sobre os entendimentos conduzidos por ele e Geraldo Júnior, que viabilizaram a aliança. "Não é a primeira vez que nós tentamos trazê-lo, porque nossas políticas têm muito a ver na minha opinião com aqueles que fazem política preocupados com o destaque e os princípios religiosos, sejam da igreja católica, evangélica, dos espíritas, do candomblé, de qualquer religião".
Rui destacou a qualidade de Heber Santana e fez críticas à condução dos adversários, com relação aos aliados. "Eu considero ele um jovem de talento, de futuro na política e o nosso grupo eu diria que tem uma diferença em relação ao outro grupo. Aqui é um grupo que dá oportunidades aos talentos, se apresenta aos diversos partidos, vocês podem ver ao longo desses últimos anos que nós somos governos, os partidos cresceram, lideranças novas surgiram, pessoas se firmaram, sejam como prefeitos, como deputados estaduais, deputados federais, vereadores e é um time da alegria", ressaltou o governador.
Rui Costa avaliou a possibilidade de vitória com ampla margem no segundo turno e lamentou que algumas pesquisas tenham impedido, na opinião dele, a definição no último domingo, 2.
"Se não fossem as pesquisas da véspera, ele (Jerônimo) poderia estar comemorando a eleição no primeiro turno. Eu espero que um dia se discuta no Brasil, não a proibição, que eu sou a favor de pesquisas, mas um regramento de como quando e de que forma as pesquisas podem ser divulgadas porque alguém divulgar uma pesquisa na noite anterior a eleição com vinte pontos de diferença eu não me convenço que isso é erro técnico", declarou.
O governador acredita numa vitória expressiva no próximo dia 30. "Ele vai ser eleito na minha opinião com uma margem muito maior... pelo volume de alianças e de quem está recebendo e continuará recebendo hoje ainda até dez horas da noite. Amanhã, segunda-feira, já tem uma agenda com novos apoios marcados", aposta.
Rui acredita que, com a migração de apoiadores de ACM Neto para Bolsonaro, a estratégia do "tanto faz" irá se desmanchar. "Algumas lideranças do ex-prefeito já estão declarando apoio a Bolsonaro. O prefeito de Barreiras, a prefeita de Conquista declararam apoio ao Bolsonaro, ou seja, são pessoas que, na prática, faziam campanha e estavam querendo eleição do Bolsonaro, só não revelaram isso pra tentar iludir o eleitor de Lula a votar no candidato estadua”, analisa.
“Talvez eles já tenham jogado a toalha estadual. Então a expectativa é que ele (Jerônimo) cresça muito na votação. Mas, além dele crescer muito, nós queremos dar uma folga grande e uma margem grande ao Lula para que a gente possa ter a Bahia crescendo, se desenvolvendo ainda mais rápido e, com certeza, ele sairá vitorioso e nós construiremos isso com muita humildade, com muita gratidão”, completa.
O candidato a vice-governador, o vereador Geraldo Junior (MDB), um dos responsáveis por “costurar” a chegada do PSC na base de Jerônimo, pontuou que a adesão da legenda à sua chapa é motivo de muita satisfação.
“Essa é uma das maiores satisfações políticas que eu construí deste lado político para o qual eu devia ter vindo há muito mais tempo. Esse convite eu fiz com o governador Rui Costa ao lado de Jerônimo e foi de ordem pessoal. Essa foi uma das maiores conquistas que eu poderia ter trazido para esse grupo político. A gente conhece uma árvore pelo fruto. Nossos pais foram colegas na Câmara e essa relação transcende a vida política”, disse.
“Estar aqui hoje, um exemplo de que, ao contrário do lado de lá, não é só a política que se faz, que se constrói relações. A política é um desdobramento dessas relações pessoais, e eu tenho certeza que, eu estando como candidato a vice ao lado de Jerônimo Rodrigues, que vai ser o próximo governador, nós vamos governar a Bahia juntos a partir do dia 1º de janeiro de 2023, e Heber Santana e o PSC terão um papel de destaque ao nosso lado”, prometeu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes