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16/08/2022 às 18:41 • Atualizada em 22/08/2022 às 11:27 - há XX semanas | Autor: Da Redação

COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Meta vai proibir anúncios que questionem legitimidade da eleição

Anúncio da dona do Facebook acontece após falhas na moderação de postagens patrocinadas com desinformação

A Meta atualizou sua política para as eleições brasileiras
A Meta atualizou sua política para as eleições brasileiras -

A Meta, empresa que administra as plataformas do Facebook, anunciou nesta terça-feira, 16, que atualizou sua política para as eleições brasileiras. Segundo a empresa, serão proibidos em suas redes sociais anúncios questionando a legitimidade da disputa.

“A remoção de conteúdos que violam nossas políticas voltadas para supressão de votos — ou seja, para conteúdos que desestimulam o voto ou interferem na votação — está entre nossas respostas a potenciais interferências ao processo eleitoral. Além disso, não permitimos incitação à violência e proibimos discurso de ódio”, afirmou a Meta.

A mudança ocorreu após um levantamento do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado pelo GLOBO, contabilizar ao menos 21 anúncios com fake news e ataques ao processo eleitoral brasileiro no mês passado, parte deles publicados por candidatos, e de um relatório da organização internacional Global Witness apontar falhas na moderação de postagens patrocinadas com desinformação sobre o processo brasileiro.

Leia mais -> Facebook não impediu anúncios com desinformação eleitoral, diz ONG

Em maio, a Meta disse que criará um centro de operações para as eleições com o objetivo de monitorar, em tempo real, as publicações feitas nas plataformas que representem eventual interferência no processo eleitoral para evitar a disseminação de informações falsas e o disparo em massa.

Além disso, desde fevereiro, o Facebook e o Instagram têm um canal de queixas dedicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

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