ELEIÇÕES 2024
Henrique Trindade toma posse como membro titular do TRE-BA
Por Raul Aguilar

Autoridades do meio jurídico, político e militar compareceram em peso nesta segunda-feira, 20, à sessão solene de posse do advogado Henrique Gonçalves Trindade como novo juiz titular do Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Trindade foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em lista tríplice enviada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Presidida pelo presidente da TRE-BA, o desembargador Jatahy Júnior, a cerimônia contou a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), do vice-governador da Bahia, João Leão (PP), do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP); além de autoridades do meio jurídico e do militar. O magistrado cumprirá o biênio 2020-2022, na classe dos advogados.
Durante a solenidade, o novo juiz do TRE foi homenageado com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, honraria concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.
“Estamos dando posse, com muita alegria, ao doutor Henrique Gonçalves Trindade como membro da corte. Ele, que é um advogado conhecido e respeitado no mundo jurídico da Bahia. Foi incluído na lista Tríplice feita pelo Tribunal de Justiça da Bahia com uma expressiva votação, e acabou sendo escolhido pelo presidente da República. Tenho certeza que doutor Henrique prestará um relevante serviços à corte eleitoral da Bahia” afirmou o presidente do TRE.
O novo juiz do TRE diz que é uma honra fazer parte do quadro efetivo do órgão.
“Sem dúvida é uma honra muito grande fazer parte da turma do Tribunal Regional Eleitoral, mas também é uma responsabilidade do mesmo tamanho. Particularmente, no ano eleitoral, onde estima-se que haverá mais de 1200 candidatos a prefeito e mais de 34 mil candidatos a vereador”, explica Trindade.
O novo juiz do TRE-BA avalia que sua dedicação aos estudos foi fundamental para alcançar o cargo. “Desde muito cedo eu fui preocupado com meus estudos, eu sou formado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em direito pela Universidade Católica. Tenho cinco pós-graduações, sou mestre em administração. Enfim, sempre fui muito preocupado com meus estudos e creio que as coisas acontecem naturalmente para quem se dedica”, avalia Trindade.
Trajetória
O juiz lembra de sua trajetória na advocacia e da sua proximidade com as Forças Armadas. “Na esfera profissional, eu sempre advoguei. Estou caminhando para algo em torno de 28 anos de militância na advocacia e tenho uma relação, sem dúvida nenhuma, muito boa na esfera militar. Fui presidente da Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira (Soafab), sou segundo vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Essas coisas me credenciaram para ser escolhido pelo presidente da República”, asseverou.
O vereador de Salvador e irmão do novo juiz do TRE, José Trindade (PSB), definiu o momento como uma “grande honra” para a família”. “Henrique veio galgando, ao longo de sua trajetória, desde sua formação acadêmica, quando se formou em direito e economia, postos em função de seu trabalho e de sua formação acadêmica. Também se destaca na vida pessoal, como pessoa, como filho, irmão e pai que ele é. É um honra muito grande para família, para os nossos pais que não estão mais aqui”, diz Trindade.
Gestão municipal
O prefeito ACM Neto (DEM) lembrou dos momentos que Trindade passou na gestão municipal. “Henrique foi colaborador da gestão municipal ocupando duas funções muito relevantes: como secretário de Promoção Social e presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal). Mostrou ao longo de toda sua vida o seu saber jurídico, mas também um currículo muito mais completo e amplo. Mostrou que é uma pessoa que tem experiência de gestão e sensibilidade social. Ele está mais do que preparado para assumir essa tarefa tão relevante como membro do Tribunal Eleitoral da Bahia”, ressaltou o prefeito de Salvador.
O vice-governador João Leão (PP) lembrou do histórico familiar do novo juiz titular do TRE.
“É uma grande figura de uma família tradicional do mundo da política. O pai dele, José Trindade, uma grande figura da área jurídica, teve os filhos seguindo o mesmo caminho, alguns na política. Hoje tem um deles sendo empossado juiz aqui no TRE” disse João Leão.
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, definiu Trindade como “um advogado que honra a seccional Bahia, pelo seu trabalho determinado e contundente”.
O senador Otto Alencar ressaltou o conhecimento do novo juiz da corte eleitoral. “Ele tem notório conhecimento jurídico, uma vida dedicada às letras jurídicas, é um homem capaz. Ele vai fazer um grande trabalho no TRE da Bahia, como tantos outros que passaram por aqui fizeram. Não tenho dúvida de que ele vai demonstrar isso com muita clareza. Eu conheço e sei a trajetória do homem decente e sério que ele é“, garantiu Otto Alencar.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes