ELEITOREIRA
Planalto quebra regra e Michelle Bolsonaro usa cadeia de TV
Decisão de usar imagem da primeira-dama acontece como maneira de diminuir rejeição a Jair Bolsonaro
Por Da Redação
O último domingo, 8, o Dia das Mães, contou com uma ação atípica do governo federal, que promoveu um discurso em rede nacional de TV com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, Cristiane Rodrigues Britto. As duas discursaram por quase cinco minutos com considerações sobre o que é ser mãe, além de citarem programas do governo direcionados às mulheres.
O uso de cadeia de TV e rádio para esse fim jamais foi adotado pela gestão Bolsonaro nos três anos anteriores, em 2019, 2020 e 2021.
Além disso, a prática destoa das regras divulgadas pelo próprio governo federal para utilização do expediente, já que segundo a norma do Planalto, "a formação de rede nacional de rádio e televisão [existe] para atender à solicitação de transmissão de pronunciamentos dos chefes dos três Poderes da República e, eventualmente, para transmissão de comunicados de ministros de Estado em temas de relevância e interesse nacionais, como campanhas de vacinação para evitar epidemias".
A aparição de Michelle Bolsonaro é uma tentativa do núcleo que define a estratégia eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição neste ano. A avaliação é de que a primeira-dama é carismática e pode ajudar a humanizar a imagem do chefe do Executivo, que conta com rejeição maior entre as mulheres, segundo as pesquisas eleitorais.
No discurso, Michelle disse que o governo federal tem implementado diversas ações que beneficiam as mães. “Hoje, elas são prioridade no Auxílio Brasil, nos programas habitacionais e em todos os processos de regularização fundiária”, disse. Também falaram de outros programas, como o Brasil Para Elas e o Cuida Mais Brasil.
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