Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FEIRA DE SANTANA

Polarização projeta decisão apertada em caso de 2º turno

José Ronaldo e Zé Neto disputam voto a voto a preferência do eleitor feirense

Por Alan Rodrigues

22/04/2024 - 0:10 h | Atualizada em 23/04/2024 - 15:58
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana -

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE que apontou um empate técnico entre José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT) pela prefeitura de Feira de Santana também coletou a opinião do eleitorado feirense sobre os principais líderes políticos e, como tem se verificado em todo o país nos últimos, anos, a polarização se apresenta como fator capaz de definir os rumos da eleição municipal.

Para 49% dos feirenses consultados, a avaliação do governo do presidente Lula (PT) é positiva, enquanto 40% reprovam a gestão federal. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também conta com aprovação no município, mas nesse caso a diferença para os que reprovam está na margem de erro; 46% x 43%.

Quando se compara a intenção de votos dos pré-candidatos deste ano com as eleições de 2022 ou até mesmo da última eleição para prefeito, a influência da polarização e a necessidade de aglutinar os votos de cada campo político se mostra ainda mais evidente.

Entre os eleitores do município que votaram em Bolsonaro em 2022, 68,4% manifestam intenção de votar em José Ronaldo. Quando se olha para os eleitores de Lula, a transferência é menor para Zé Neto, 56,8%, demonstrando espaço para crescimento mas também uma divisão do eleitorado lulista no município, como verificado nas eleições estaduais há dois anos.

Imagem ilustrativa da imagem Polarização projeta decisão apertada em caso de 2º turno
| Foto: Divugação | AtlasIntel/A TARDE

Avaliando os votos para governador, a penetração do ex-prefeito José Ronaldo no eleitorado de ACM Neto (UB), com 55,3% e João Roma (PL) na casa dos 51,5% demonstra uma vantagem tímida e uma falta de convicção do eleitor de direita em torno do seu nome.

Com relação ao eleitorado de Roma, vale uma observação. Apenas 0,8% dos eleitores do bolsonarista admitem votar em Zé Neto, enquanto 45,5% manifestam apoio a Capitão Alden, agora fora da disputa.

“A desistência do Alden vai sem dúvida transferir a maioria dos eleitores ao Zé Ronaldo, num padrão de votação anti-PT. Eleitores bolsonaristas são os mais antipetistas que existem, são altamente mobilizados, vão fielmente, a grande maioria deles, votar contra o PT e portanto eles migrarão em massa para Zé Ronaldo”, prevê Andrei Roman.

Único candidato da esquerda, Zé Neto consegue reunir 75,2% dos eleitores de Jerônimo em Feira, onde o governador tem forte presença, mas vê José Ronaldo atrair 25,6% dos votos de eleitores de Lula e 17,3% dos votos endereçados a Jerônimo em 2022.

Levando em conta a última eleição municipal, em 2020, José Ronaldo tem 76,7% dos eleitores que dizem ter votado em Colbert. Mais do que os 72,7% de eleitores que votaram em Zé Neto e pretendem repetir o voto no petista. Dos 27,3% dissidentes, 13,5% declaram voto em José Ronaldo e 10% em Pablo Roberto.

Pablo demonstra ainda grande penetração no eleitorado bolsonarista. O ex-prefeito José Ronaldo tem 39,8% dos votos declarados a Dayane Pimentel em 2020, então representante de Bolsonaro no PSL. No entanto, 49,9% dos eleitores de Dayane nas últimas eleições pretendem votar em Pablo Roberto, o que torna o seu apoio ainda mais cobiçado, no caso dele recuar na sua candidatura.

“Se esses apoios se confirmam a gente tende a ter, sim, um cenário extremamente polarizado. Se você observar a aprovação do Lula, do Jerônimo, não é necessariamente uma polarização que consiga garantir a eleição do Zé Neto, mas consegue certamente garantir uma eleição altamente competitiva”, projeta Andrei Roman. “Pelo menos nesse momento tudo indica a chance de uma eleição bem disputada, talvez até voto a voto”, acrescenta.

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE coletou as respostas de 817 pessoas em 48 bairros de Feira de Santana entre os dias 12 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AtlasIntel/A TARDE eleições feira de santana José Ronaldo lideranças políticas polarização Política Zé Neto

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana
Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

Pesquisa AtlasIntel/A TARDE mostrou cenário equilibrado em Feira de Santana
Play

Duque de Caxias tem votação tranquila, mas sujeira nas ruas assusta

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA