Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Psol muda rota e apoia PT em cidades estratégicas na Bahia

Partido que se define como independente abre mão de candidaturas

Cassio Moreira

Por Cassio Moreira

07/06/2024 - 17:24 h
Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos
Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos -

Oriundo de uma cisão do PT, o Psol atuou de forma independente aos demais partidos de esquerda durante quase duas décadas, sendo oposição nos governos petistas no âmbito nacional e também na Bahia. A legenda, entretanto, mudou de estratégia e deve caminhar com a sigla do governador Jerônimo Rodrigues em algumas das maiores cidaeds do estado nas eleições de outubro.

A relação Psol-PT começou a mudar no segundo turno das eleições de 2022, quando Kleber Rosa, quarto colocado na disputa pelo Palácio de Ondina, resolveu caminhar com Jerônimo. Após o resultado do pleito, já com o petista no poder, o partido fez parte do conselho político, embora o deputado estadual Hilton Coelho tenha mantido sua posição de membro da bancada independente, com críticas a alguns pontos da gestão.

Tudo sobre Eleições 2024 em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segunda maior cidade do estado, Feira de Santana será um dos palcos da aliança entre petistas e psolistas. Zé Neto, que tenta mais uma vez chegar ao posto mais alto da Princesa do Sertão, conseguiu garantir o apoio do Psol, que pela primeira vez não terá candidato ao executivo no município.

"Mantivemos resultados eleitorais expressivos e avaliamos que podemos contribuir decisivamente para eleger Zé Neto no primeiro turno. Tanto o PT quanto o PSOL compartilham a ideia de que é necessário dar um novo rumo ao município. Focamos no que nos une, e isso facilitou nosso entendimento”, explicou o vereador Jonathas Monteiro, do Psol, ao justificar a aliança.

Camaçari, que apresenta uma das mais interessantes disputas, com Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil), também será um dos centros da aliança entre Psol e PT. O postulante petista terá o apoio da legenda nas eleições de outubro, o que deve ajudar na mobilização da militância de esquerda na cidade, que terá uma eleição polarizada e com chance de segundo turno.

Adélia Pinheiro (PT), ex-secretária estadual de Educação e pré-candidata a prefeita de Ilhéus, também contará com o apoio do Psol. O presidente da sigla na Bahia, Ronaldo Mansur, defendeu que o partido fez uma "escolha acertada".

"Mais uma escolha acertada do nosso partido, desta vez em Ilhéus. Vamos apoiar Adélia, pois consideramos ela a melhor alternativa para fazer a disputa e governar a cidade", afirmou o dirigente.

Em Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, o Psol também deve caminhar com Waldenor Pereira, pré-candidato do PT na cidade. O partido ainda tentou emplacar a delegada da Polícia Civil, Gabriela Garrido, para o posto de vice. O movimento, entretanto, não vingou.

Em entrevista recente ao Portal A TARDE, o deputado estadual Hilton Coelho justificou as alianças nos municípios.

"Cada município tem a sua realidade e sofre a influência do contexto geral, que é a necessidade da unificação de um campo de esquerda em relação ao crescimento da extrema-direita. Isso é uma orientação que informa ao comportamento de qualquer partido que tem uma trajetória de esquerda. Nesse sentido, a nossa militância nos diversos partidos nesses diversos municípios, a partir dessa orientação, tem analisado, tem feito um diálogo com a direção estadual, e tem apontado o que seria o melhor caminho para ser um acúmulo na luta política que seja a favor da povo, não que esgarce relações e possibilidades de afirmar projetos de transformação. É a leitura de cada município", explicou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia eleições feira de santana psol PT

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos
Play

Após oito anos, PSTU volta a disputa eleitoral com Victor Marinho

Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Feira é uma das cidades em que Psol e PT caminharão juntos
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

x