FAVORITISMO DE LULA
PT aciona PGR contra ‘crime eleitoral’ após XP não divulgar pesquisa
XP alegou que apenas mudou periodicidade da divulgação da pesquisa de semanal para mensal, mas sofreu pressão por apontar Lula como favorito
Após a decisão de não divulgar o resultado da pesquisa de intenções de votos para a eleição presidencial, mesmo após registro da pesquisa no TSE, a XP Investimentos agora sofre pressão do Partido dos Trabalhadores (PT).
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que é coordenador de comunicação da campanha do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra “crime eleitoral” da corretora, que divulga semanalmente pesquisa em parceria com o Instituto Ipespe, mas que na última semana não divulgou.
A XP Investimentos alega que mudará a periodicidade da divulgação da pesquisa eleitoral de semanal para mensal. No entanto, os resultados que apontam Lula como favorito na pesquisa, com 45%, a 5% de vitória no primeiro turno, fizeram com que a corretora sofresse pressão de clientes, sendo que alguns deles inclusive fecharam contas.
A justificativa da XP Investimentos para não divulgar a última pesquisa, no entanto, não convenceu Rui Falcão. “Ao que tudo indica, o veto à divulgação dos dados teve conotação eleitoreira, possivelmente fruto de abuso de poder político e de ameaças que emergem na seara criminal”, consta no documento enviado à PGR.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro