ELEIÇÕES 2024
Rui Costa é eleito governador da Bahia
Por Mariana Mendes, Rodrigo Aguiar, Patrícia França e Thaís Seixas

O deputado federal Rui Costa foi eleito neste domingo, 5, com 54,53% dos votos válidos, governador da Bahia. Com isso, deu ao PT a garantia de permanecer no poder estadual por 12 anos consecutivos.
O segundo colocado, o ex-governador Paulo Souto (DEM), que liderava as pesquisas até a véspera da eleição, segundo o Ibope, obteve 37,99% dos votos válidos.
>> Veja o resultado da apuração das eleições 2014
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Costa recebeu 3,55 milhões de votos no Estado, enquanto Souto alcançou 2,44 milhões. A senadora Lídice da Mata (PSB) terminou a eleição com 432 mil votos (6,62%).
Marcos Mendes (PSOL) obteve 50, 8 mil votos, Da Luz , 27,7 mil, e Renata Mallet (PSTU), 16,7 mil votos.
Esta foi a terceira vitória consecutiva de um candidato do PT sobre o DEM, e a terceira derrota consecutiva de Paulo Souto numa disputa ao governo. Em 2006, o então governador foi derrotado por Jaques Wagner no primeiro turno. Em 2010, Souto perdeu novamente para Wagner.
Palácio de Ondina
Rui Costa acompanhou o final da apuração no Palácio de Ondina, residência oficial do governador da Bahia, ao lado da família, do atual governador Jaques Wagner e do senador eleito Otto Alencar.
Pouco antes do resultado ser divulgado pelo TSE, Jaques Wagner abriu a coletiva de imprensa agradecendo a presença de todos e parabenizou os candidatos pelas vitórias, pouco antes de falar sobre seu sucessor. "A vitória de Rui é um reconhecimento do nosso trabalho", disse o governador, afirmando que sempre acreditou na vitória.
Em seguida foi a vez de Rui falar à imprensa. Eleito em primeiro turno contrariando as pesquisas no período da campanha, Rui falou que a vitória não foi uma surpresa.
"Não foi na última semana que a eleição virou. Nós já vinhamos obeservando esse sentimento há semanas", disse o candidato eleito, afirmando que percebia a presença dos eleitores nas caminhadas que fazia pelo interior do Estado.
"Quero agradecer a cada um de vocês, que carregou no coração a nossa caminhada e a de Dilma. Eu me sinto realizado como ser humano e história de vida. Não é fácil este momento de forte ataque dos poderosos. Nós vamos para a quarta eleição de segundo turno presidencial, mas aqui nós fomos para a terceira no primeiro turno, para calar a boca de todos eles", enfatizou.

Rui Costa comemora com o governador Jaques Wagner (Foto: Marlupe Caldas | Facebook)
Sobre os resultados das pesquisas antes das eleições, Rui falou que os números eram diferentes do que ele sentia nas ruas. "Os institutos insistiam em dizer que era o contrário. Mas não é o momento de debater e sim de comemorar", disse.
O novo governador ainda comentou sobre a sua relação com Salvador e o seu propósito com o governo municipal. "Espero ter uma relação melhor possível com o prefeito de Salvador (ACM Neto), passado o calor da campanha", afirmou Rui, ressaltando que é "apaixonado por Salvador".
ACM Neto também afirmou neste domingo, ao comentar a vitória de Rui, que quer manter uma boa relação com o novo governador. "Espero ter uma relação administrativa (com Rui), porque a população tem que está acima das divergências políticas. Até porque a resposta nas urnas mostrou que uma parcela importante da população está conosco. Entendo que o governador eleito vai entender isso. O que depender de mim quero ter um trabalho de cooperação e parceria", falou.
<GALERIA ID=19529/>

Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes