LANÇAMENTO
TRE-BA lança parceria com WhatsApp para atendimento eleitoral
Ferramenta já está disponível e oferece principais serviços da Corte aos eleitores
Por Daniel Brito
Foi lançada nesta quarta-feira, 30, uma parceria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o atendimento ao público durante as eleições deste ano.
Em coletiva de imprensa realizada na sala de sessões do órgão em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o presidente do Tribunal, desembargador Roberto Maynard Frank, e o diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, anunciaram a novidade. Trata-se de uma ampliação do acesso dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral através do robô "Maia", assistente virtual que já era responsável pelo atendimento no site através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).
Segundo o TRE-BA, a iniciativa não trouxe nenhum ônus ao orçamento do tribunal, que é o primeiro de todos os Regionais brasileiros a ter uma canal direto com o aplicativo de mensagens. O presidente da Corte destacou que, além do Regional baiano, apenas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o tribunal eleitoral da Índia têm parceira com o WhatsApp.
"Todo tipo de pendência poderá, portanto, ser resolvido de forma cômoda, sem burocracia, de casa, do trabalho, sem precisar se deslocar e gerar aquelas condenáveis filas e aglomerações", destacou o desembargador Roberto Maynard Frank.
Entre os principais serviços disponíveis na plataforma, estão a emissão da primeira via do título de eleitor, consultas à situação eleitoral e locais de votação, emissão de segunda via, regularização da situação eleitoral, emissão de certidões, justificativa eleitoral, pagamentos e ressarcimentos, entre outros. A ferramenta também possui uma seção dedicada ao combate à desinformação e uma listagem com os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Para utilizar o canal, basta adicionar no celular o número (71) 3373-7000 e enviar uma simples mensagem. Após o envio, a resposta será uma lista com 13 opções que o eleitor deverá escolher. Para isso, basta digitar um dos 13 números e seguir com o atendimento. Caso não encontre nenhuma que atenda sua necessidade, o eleitor poderá digitar a opção 12 para falar com um atendente humano.
Envio de mensagens
Uma das novidades da ferramenta, segundo o TRE baiano, será a notificação ativa de eleitores e mesários. Com isso, a Corte poderá realizar o envio de mensagens sobre eventos, como agregação e distribuição de seções eleitorais, transferência temporária de eleitor (troca de seções) e alteração temporária do local de votação, quando for necessário.
Sobre o envio de mensagens pelo TRE, o diretor do WhatsApp destacou que a modalidade se difere completamente do disparo em massa utilizado para favorecer candidaturas eleitorais, especialmente nas eleições de 2018, uma prática que já está proibida.
"O que se dá aqui é uma integração legítima dentro de todos os programas e cuidados que o WhatsApp oferece. Há respeito à Lei de Proteção de Dados, ao consentimento do usuário e todo um cuidado de estruturar quais serão essas mensagens", esclareceu Durigan.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes