Delegados ameaçam parar após Bolsonaro usar imagem da PF | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Delegados ameaçam parar após Bolsonaro usar imagem da PF

Associação nacional da categoria afirma que presidente tem sido omisso em algumas questões

Publicado quinta-feira, 21 de abril de 2022 às 15:30 h | Atualizado em 21/04/2022, 16:01 | Autor: Da Redação
Policiais federais vem cobrando o presidente Jair Bolsonaro por demandas não cumpridas
Policiais federais vem cobrando o presidente Jair Bolsonaro por demandas não cumpridas -

Os delegados da Polícia Federal (PF) anunciaram nesta quinta-feira, 21, a aprovação de uma série de medidas em reação ao que chamam de "clara omissão" do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) com relação à reestruturação de carreiras da corporação.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o cenário vem em meio a um clima de inconformismo com os 5% anunciados pelo governo a título de reajuste para os servidores públicos federais.

Entre ações previstas pela categoria estão a recomendação para que delegados não realizem viagens em missão sem o pagamento prévio de diárias e o envio de um ofício, ao Diretor-Geral Márcio Nunes de Oliveira, para que, em 30 dias, ele estabeleça critérios para compensação ou remuneração do sobreaviso da classe.

Na próxima quinta-feira, 28, estão previstas, em todo o país, mobilizações como a realização de carreatas e manifestações em frente às unidades dos órgãos. 

As movimentações vão contar com a presença de entidades como a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Além disso,a Associação aprovou um indicativo de paralisação das atividades juntamente com as associações que representam a categoria, o qual será ratificado em uma assembleia geral extraordinária prevista para o dia 2 de maio. 

“Caso o presidente da República, Jair Bolsonaro, descumpra o compromisso público assumido por ele diversas vezes, os policiais da União não se manterão inertes diante do uso da valorização da segurança pública e da excelente imagem da Polícia Federal como ferramenta publicitária e de marketing político”, afirmou a ADPF em nota.

Na última segunda-feira, 18, o ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, chegou a se reunir com representantes das polícias da União, com o intuito de contornar a insatisfação da classe. 

Na ocasião, contudo, o titular da pasta chegou a dizer que o reajuste de 5% para todo o funcionalismo ainda não foi fechado.

Publicações relacionadas