Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > eleições 2024 > ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
02/10/2022 às 21:33 • Atualizada em 02/10/2022 às 22:19 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Lula e Bolsonaro vão disputar 2º turno de eleição presidencial

No começo da apuração, Jair Bolsonaro chegou a abrir vantagem na disputa, mas Lula virou a parcial

Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais
Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais -

Está confirmado o segundo turno entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula na eleição presidencial. Com 97,07% dos votos apurados para presidente, Lula terminou na frente, com 47,88% e Bolsonaro, com 43,68%.

Simone Tebet chegou a 4,21% e ultrapassou Ciro Gomes, que amargou o pior resultado de sua carreira política, com apenas 3,05%. Soraya Thronicke não chegou a 1% e acumulou 0,51%. Mais de 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar.

No começo da apuração, Jair Bolsonaro chegou a abrir vantagem na disputa, com até oito pontos percentuais. Mas Lula avançou e virou a parcial. Uma diferença de 4,2 pontos percentuais.

Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização.

A realização da segunda etapa do pleito frustra principalmente a campanha do petista, que, na reta final do primeiro turno, investiu na defesa pelo voto útil na intenção de encerrar a disputa neste domingo, 2.

O segundo turno está marcado para daqui a quatro semanas, no dia 30. O candidato eleito toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional.

Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro

Missão de Bolsonaro

No segundo turno, Bolsonaro terá a missão de reverter a grande rejeição apontada nas pesquisas. Nessa campanha, sua principal investida foi sobre o eleitorado de menor renda.

Bolsonaro reinventou o Bolsa Família como Auxílio Brasil e o reajustou para R$ 600, além de promover uma série de benesses pontuais a categorias aliadas, como os caminhoneiros. Além disso, promoveu mudanças na política de preços da Petrobras para conseguir sucessivas reduções no valor dos combustíveis.

Bolsonaro, de 67 anos, é capitão reformado do Exército. Integrou a Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e se formou como paraquedista. Em 1986, foi preso por 15 dias, enquanto servia como capitão, por ter escrito um artigo para a revista Veja criticando o salário pago aos cadetes da Aman. Contudo, dois anos depois, acabou absolvido das acusações pelo Superior Tribunal Militar (STM).

Retorno de Lula

Já Lula chega ao segundo turno com o apoio de nove partidos. Além do PT, integram a coligação PSB, Solidariedade, PCdoB, PSOL, Avante, PV, Rede e Agir. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), seu antigo adversário político, é o candidato a vice-presidente em sua chapa.

O petista voltou a se tornar elegível em 8 de março de 2021, quando o ministro do STF Edson Fachin anulou todos os atos processuais da Lava Jato que envolviam o petista.

Fachin entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não deveria ter sido designada para conduzir os casos ligados ao petista, porque, segundo o ministro, eles não tinham relação direta com a Petrobras. O entendimento foi confirmado pelo plenário da Corte em 15 de abril, por 8 votos a 3.

Além disso, o Supremo considerou suspeito o ex-juiz Sergio Moro, responsável por julgar e condenar Lula.

O ex-presidente permaneceu por 580 dias na prisão, em Curitiba, até novembro de 2019, após ter sido condenado sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação envolvendo o triplex do Guarujá.

Durante esse período, foi impedido de disputar a eleição presidencial de 2018. À época, o PT chegou a anunciar a candidatura de Lula, mas ela foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais
Play

Bolsonaristas causam tumulto na Feira do Livro; Veja o vídeo

Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais
Play

Bolsonaro pede para que apoiadores desbloqueiem as rodovias

Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais
Play

Caso Carla Zambelli repercute na Bahia

Candidatos tiveram diferença de 4,2 pontos percentuais
Play

Zambelli é flagrada sacando arma na Avenida Paulista; veja vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA