ELEIÇÕES 2024
Eleitores deverão entregar celular a mesário antes de votar, diz TSE
Regra também vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir o uso de celular na hora do voto nas eleições. Segundo a Corte, eleitores devem deixar o celular com os mesários junto com o documento de identificação.
A decisão foi tomada pelo Plenário do TSE na sessão administrativa desta quinta-feira, 25, durante análise de consulta formulada pelo partido União Brasil.
Também estará proibido levar equipamentos como máquinas fotográficas. Segundo a Corte, o objetivo é garantir o sigilo do voto e evitar eventuais coações aos próprios eleitores.
“Ontem (24) tivemos uma reunião com os 27 comandos das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, e a questão do uso dos celulares e da coação no exercício do voto foi uma preocupação unânime”, afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, que poderá acionar a polícia militar para solucionar eventuais questionamentos.
Segundo o TSE, a norma será amplamente divulgada por meio da Secretaria de Comunicação do Tribunal e o GT Mesários deverá fazer a devida divulgação aos mesários que atuarão nas Eleições 2022.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes