João Doria anuncia desistência da pré-candidatura à Presidência | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

João Doria anuncia desistência da pré-candidatura à Presidência

Decisão foi tomada por conta de acordo do PSDB para lançar uma candidatura única da chamada "terceira via"

Publicado segunda-feira, 23 de maio de 2022 às 12:37 h | Atualizado em 23/05/2022, 12:51 | Autor: Da Redação
Tucano foi escolhido como pré-candidato do PSDB após eleição interna em novembro
Tucano foi escolhido como pré-candidato do PSDB após eleição interna em novembro -

O ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira, 23, a desistência da sua pré-candidatura à Presidência da República.

A decisão foi tomada após os embates internos da cúpula do partido, que firmou acordo com o MDB e o Cidadania para lançar uma candidatura única da chamada "terceira via". A expectativa é de que a vaga seja ocupada pela senadora Simone Tebet (MDB), vista pelo grupo com uma maior margem de crescimento do que a do tucano.

"Hoje, neste 23 de maio, serenamente entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário a minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano", discursou.

"Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada", afirmou Dória.

O tucano foi escolhido como pré-candidato do PSDB após eleição interna em novembro do ano passado, na qual derrotou o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Porém, apesar da vitória de Dória ter sido feita por votação direta, o resultado causou rachas internos no partido e quase resultou na saída de Leite, que não queria abrir mão da candidatura. 

Em março, Dória já havia ameaçado desistir de concorrer ao Planalto e de renunciar ao governo de São Paulo, o que atrapalhava os planos do seu correligionário, o agora governador Rodrigo Garcia, que era vice de Dória e agora tenta se eleger como cabeça de chapa no estado paulista.

No último dia 15 de maio, Dória chegou a enviar uma carta para o presidente do PSDB, Bruno Araújo, ameaçando judicializar a manutenção da sua candidatura caso fosse abandonado pela sigla. Araújo, por sua vez, afirmou que todas as negociações com outros partidos foram feitas com o aval de Dória.

A executiva do PSDB se reunirá na terça-feira, 24, para discutir a concretização do apoio a candidatura de Tebet.

Publicações relacionadas