POLÍTICA
"Em breve vamos fazer mais pela Bahia", diz presidente da Petrobras
Magda Chambriard anuncia investimento bilionário e reforça compromisso com a revitalização do setor naval baiano

Por Andreza Moura e Flávia Requião

A presidente da Petrobras,Magda Chambriard, anunciou, na noite desta quinta-feira, 9, a ampliação dos investimentos da estatal na Bahia, com foco na revitalização de estaleiros locais. O anúncio ocorreu durante a assinatura do contrato para a construção de seis embarcações do tipo ORSV (Oil Spill Response Vessel), especializadas em operações de controle de vazamentos em alto-mar.
A obra será realizada pelo Estaleiro Enseada, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, pela CMM Offshore Brasil (Compagnie Maritime Monégasque).
Leia Também:
Magda destacou o compromisso da Petrobras em cumprir o cronograma previsto, afirmando que todas as embarcações prometidas estarão contratadas ou em processo de contratação até o fim deste ano.
Dos 48 navios de apoio previstos, 44 já têm contrato assegurado, restando apenas quatro em fase final de negociação, o que coloca o projeto um ano à frente do planejamento inicial.
Os seis primeiros navios serão produzidos no Estaleiro Enseada, com previsão de gerar cerca de 5,4 mil empregos diretos e indiretos, e um investimento estimado em R$ 2,6 bilhões nos próximos quatro anos.
Este é um passo decisivo para a retomada e modernização do estaleiro
A executiva também deixou claro que novos anúncios estão por vir. “Em breve, vamos anunciar e fazer ainda mais pela Bahia”, declarou, reforçando a importância estratégica do investimento bilionário, que marca o início de uma nova fase para o Estaleiro Enseada.
Sobre os recursos para o complexo naval, Magda celebrou e disse: "Não posso dizer a vocês que isso tudo é um esforço apenas da Petrobras, mas não seria possível sem o apoio de políticas públicas como as que o presidente Lula sempre defendeu. São essas políticas que permitem que esses navios sejam construídos aqui no Brasil e não em outro país do mundo."
Ao todo, o investimento será de R$ 3 bilhões e a expectativa é a de que as embarcações fiquem prontas e à disposição da estatal entre o final do primeiro semestre e o início do segundo semestre de 2026, as embarcações terão como função dar suporte às plataformas da empresa. A expectativa é a de que sejam gerados mais de 5,4 mil postos de trabalho diretos e indiretos com as construções
Também presente no evento, o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, comemorou os novos investimentos. “[Lula] trouxe de volta a possibilidade de vida e trabalho nesse estaleiro.”
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes