Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Ex-prefeito preso de Vinhedo-SP apresenta candidatura

Agencia Estado

Por Agencia Estado

08/07/2008 - 17:46 h

O PTB de Vinhedo, a 79 quilômetros de São Paulo, apresentou à Justiça Eleitoral da cidade a candidatura do ex-prefeito Milton Serafim à prefeitura. Mas Serafim está preso desde sexta-feira, em Sorocaba (SP), para onde também foram levados os ex-secretários de Administração Alexandre Tasca e de Obras Marcos Leite. O ex-prefeito de Vinhedo, Tasca e Leite são acusados de receber propina para aprovar loteamentos no município.

O candidato a vice-prefeito na coligação que reúne nove partidos e 95 candidatos, Jaime Cruz (PV), disse que os advogados o PTB local não vêem impedimento jurídico para a homologação da candidatura. A Justiça não havia endossado o nome de Serafim até hoje. "Fomos pegos de surpresa por esse incidente. Milton é liderança na cidade, a documentação estava toda pronta para registrar a candidatura. Como ele (Serafim) já tinha sido preso e solto, não esperávamos a segunda prisão. Ele ainda está respondendo a esse processo (criminal) e não foi julgado, então, a prisão é preventiva", afirmou.

O promotor eleitoral Osias Daudt disse hoje que o Ministério Público (MP) estuda o pedido de impugnação da candidatura. "O Cartório Eleitoral ainda não publicou edital com os nomes dos candidatos. Após a publicação, temos cinco dias para entrar com as impugnações. Há uma decisão em primeira instância reconhecida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), num processo civil, que indica o cometimento de improbidade administrativa. Isso bastaria para impugnar a candidatura", disse.

O diretório estadual do partido informou, por meio da assessoria, que manterá a candidatura do ex-prefeito de Vinhedo à prefeitura ao menos até a manifestação da Justiça Eleitoral. Contra Serafim e os ex-secretários de Administração e de Obras da prefeitura de Vinhedo, tramitam duas ações na Justiça: uma civil, na qual ainda cabem recursos, e uma criminal, na qual eles ainda não foram sentenciados nem em primeira instância. No criminal, Serafim, Tasca e Leite são suspeitos de formação de quadrilha e concussão (extorsão ou peculato cometido por empregado público no exercício de suas funções). Já a civil prevê, além da perda dos direitos políticos, uma multa de R$ 5,5 milhões. Eles também terão de devolver os lotes que compraram na gestão na qual trabalharam (1996-2004).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x