Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXPLICAÇÕES

Exército compra 10 adegas de vinhos para hotéis de trânsito na BA e SE

A aquisição das adegas, destinadas a 5 hotéis de trânsito, custaram um valor unitário de R$ 6.219

Da Redação

Por Da Redação

16/01/2024 - 20:19 h
Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública
Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública -

Em resposta ao pedido de explicações da Câmara de Deputados, o Exército informou que a aquisição de 10 adegas de vinhos para hotéis de trânsito ligadas à atividade de militares na Bahia e Sergipe, foram para “criar um ambiente mais agradável e confortável”.

Hotéis de Trânsito (HT) são instalações destinadas a hospedar, de importância social, o militar e seus dependentes em trânsito, instalação, viagem a serviço, período de férias. Segundo a Nova Lei de Licitações (14.133 de 2021) é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública. A lei afirma que itens comprados com dinheiro público devem ser de “qualidade comum”, e não de qualidade superior à necessária.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A aquisição das adegas, destinadas a 5 hotéis de trânsito, custaram um valor unitário de R$ 6.219. Ainda conforme resposta, os estabelecimentos “geram suas próprias receitas” com a locação de quartos e a exploração de áreas de lazer.

“Essas receitas, consideradas extracorrentárias, são utilizadas exclusivamente para manter o funcionamento dos hotéis, melhorar os serviços neles prestados e oportunizar aos hóspedes uma boa estada. Os militares, pelas suas diversas missões fora da sede, constantes movimentações, eventuais férias, dentre outras demandas como tratamento de saúde para si e para familiares, treinamentos, cursos, rotineiramente deslocam-se de um local para outro, necessitando assim de acomodações satisfatórias”, aponta o documento, assinado pelo Ministro de Estado da Defesa José Mucio Monteiro Filho.

“A presença de uma adega de vinhos para serem vendidos aos hóspedes pode melhorar a experiência do usuário nos hotéis de trânsito, proporcionando um ambiente mais agradável e confortável, e pode também ser um diferencial, contribuindo para a competitividade desses hotéis no mercado de hospedagem diferencial. Além disso, pode atrair mais usuários e, consequentemente, gerar receitas adicionais ou extracorrentárias”, continua.

No dia 27 de novembro de 2023, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) aprovou um requerimento apresentado pelo deputado Gilson Marques (Novo-SC) em que o congressista pedia mais informações sobre a compra de adegas feita pelo Exército. O deputado disse ainda que o requerimento servia também para assegurar a transparência da administração pública, e que a população “direito de saber como os recursos públicos estão sendo utilizados”, continua.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

acomodações adegas de vinhos administração pública ambiente agradável áreas de lazer Bahia competitividade confortável cursos diferencial exército experiência do usuário férias hotéis de trânsito itens de luxo locação de quartos mercado de hospedagem militares missões Movimentações Nova Lei de Licitações Palavras-chave: Câmara de Deputados qualidade comum receitas recursos públicos sergipe transparência tratamento de saúde Treinamentos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública
Play

Preparação para guerra? Ministro defende que Brasil tenha armamento nuclear

Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública
Play

Vídeo: Advogado de Cid chama Fux de “atraente” e gera reação de Dino

Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Segundo a Nova Lei de Licitações é vetada a compra de itens de luxo pela administração pública
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

x