Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Feiras agropecuárias movimentam a economia dos municípios baianos

Eventos de Itapetinga e Eunápolis despontam como vitrines estratégicas para economia e cultura do interior

Da Redação

Por Da Redação

26/05/2025 - 17:45 h
Imagem ilustrativa da imagem Feiras agropecuárias movimentam a economia dos municípios baianos
-

A realização de feiras agropecuárias em diversos pontos do território baiano, e com apoio do Governo do Estado, movimentam a economia de cidades da Bahia, fortalecem as cadeias produtivas e celebram a cultura do campo.

Neste fim de semana, as cidades de Itapetinga e Eunápolis contaram com a realização da 53ª Exposição Agropecuária e a II Feira da Agricultura, respectivamente, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Acompanhado pelo secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, o governador Jerônimo Rodrigues esteve no tradicional Parque de Exposições Juvino Oliveira em Itapetinga no sábado, 24, e destacou que as feiras e exposições são vitrines estratégicas para a economia e manifestação cultural do interior. A expectativa é de que a 53ª Exposição Agropecuária tenha movimentado cerca de R$ 100 milhões em negócios.

“É um compromisso da nossa gestão, de caminhar lado a lado com os prefeitos, sindicatos e produtores rurais para fazer crescer cada feira e exposição nos 417 municípios do estado, seja do agro e, principalmente, da nossa agricultura familiar. São eventos que vão além dos negócios, sendo um momento de lazer, cultura e integração para as milhares de famílias da cidade e da zona rural”, afirmou.

A Seagri esteve presente com demonstrações técnicas realizadas pelo Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab) nas duas feiras, além dos serviços e orientações, em uma atuação integrada com seus órgãos vinculados: a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Bahia Pesca.

“O sucesso das feiras demostra o crescimento da agropecuária no estado. Nosso compromisso é seguir apoiando essas iniciativas, que fortalecem a produção, geram emprego e valorizam a identidade rural da Bahia”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo.

O Governo, por meio da Seagri, também promoveu a entrega de importantes equipamentos para a cadeia produtiva como a entrega de três tanques resfriadores de leite na cidade de Maiquinique, e mais dois equipamentos para a comunidade de Ingrunado, de Ibicuí.

Ações

O Cetab fez análises gratuitas de solo, água e mel, além de atendimentos voltados a programas de incentivo à agricultura familiar. A Bahia Pesca também marcou presença com apoio técnico especializado a produtores e aquicultores, orientações sobre boas práticas de manejo, apresentação de projetos estruturantes em aquicultura e a distribuição de 60 mil alevinos de espécies adaptadas à região.

Cetab fez análise gratuita de mel como incentivo à agricultura familiar
Cetab fez análise gratuita de mel como incentivo à agricultura familiar | Foto: Divulgação

Já a Adab atuou no controle sanitário de trânsito de animais, além de orientações sobre programas de sanidade animal e vegetal com atividades educativas voltadas para estudantes, produtores rurais e demais visitantes.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agronegócio baiano Bahia cultura do campo economia rural eunápolis feiras agropecuárias itapetinga Jerônimo Rodrigues pablo barrozo seagri

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x